23 de março de 2025
#Tecnologia

ABES apresenta proposta para um Brasil mais Digital e menos desigual

A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), que tem como propósito a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, lançou nesta terça-feira para a imprensa sua Agenda Regulatória 2025, reafirmando seu compromisso com a inovação, a competitividade global e o fortalecimento da governança digital no país. O documento, elaborado pelo Comitê Regulatório da ABES, com apoio dos demais comitês, grupos de trabalho, diretoria, conselho da entidade e pesquisadores do Think Tank ABES, reúne recomendações estratégicas para políticas públicas essenciais à transformação digital do Brasil.

Com cerca de 2.000 empresas associadas, responsáveis por 80% do faturamento do setor de software e serviços no Brasil, a ABES desempenha um papel crucial na economia digital brasileira, promovendo a inovação e a inclusão digital. A entidade também se destaca como signatária do Pacto Global da ONU e primeira representante do setor de tecnologia a apoiar o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial da CGU, consolidando seu compromisso com a ética e a transparência.

Acreditamos que a transformação digital do Brasil precisa estar alinhada a um projeto estruturante de longo prazo, garantindo competitividade e inovação de forma sustentável. Para isso, defendemos um ambiente regulatório equilibrado, capaz de atrair investimentos e estimular o desenvolvimento de novas tecnologias”, destaca Paulo Milliet Roque, presidente da ABES.

Principais temas da Agenda Regulatória ABES 2025:

Soberania digital competitiva

A ABES defende uma estratégia nacional para a transformação digital, pautada pela integração da inovação local com os ecossistemas tecnológicos globais, sem restrições ao acesso a tecnologias estrangeiras. A entidade também apoia a criação de um fundo garantidor para fomentar a adoção de soluções tecnológicas em municípios brasileiros, especialmente os de pequeno porte.

Compras públicas

A entidade busca a modernização e desburocratização das compras públicas para estimular a inovação, garantindo segurança jurídica e promovendo um ambiente mais competitivo para fornecedores de tecnologia.

Inteligência Artificial (IA)

A ABES apoia uma regulação baseada no risco, evitando restrições excessivas que possam desestimular investimentos e inovações. A entidade reforça a necessidade de harmonização regulatória com diretrizes internacionais, garantindo segurança jurídica para empresas que desenvolvem e utilizam IA.

Tributação

A associação segue mobilizada para garantir que a Reforma Tributária preserve a competitividade do setor de tecnologia, evitando aumentos na carga tributária e distorções que possam desestimular a inovação.

Privacidade e proteção de dados

A ABES defende a independência plena da ANPD e a segurança jurídica nas transferências internacionais de dados, além de trabalhar para aprimorar as regulamentações voltadas a agentes de pequeno porte.

Segurança cibernética

A entidade propõe a criação de uma Política Nacional de Segurança Cibernética, além de incentivos para a qualificação de profissionais, fomento à pesquisa e ampliação de linhas de crédito para investimentos em cibersegurança.

Relações de trabalho, qualificação e inclusão digital

Com o déficit de profissionais qualificados no setor de TI, a ABES defende políticas públicas para capacitação e retenção de talentos no Brasil, bem como a criação de incentivos para a contratação no setor.

Uso responsável e neutro da internet

A entidade segue na defesa de uma regulação que proteja a liberdade de acesso à informação, sem comprometer a inovação e o desenvolvimento do mercado digital.

Fomento ao empreendedorismo e startups

A ABES apoia um ambiente jurídico e regulatório seguro para startups, incentivando políticas de fomento à inovação e aprimoramento do Marco Legal das Startups.

Think Tank ABES

Criado para estimular debates sobre políticas públicas e inovação, o Think Tank ABES fortalece a ponte entre a academia e o setor tecnológico, promovendo pesquisas e insights estratégicos para um Brasil mais digital e menos desigual.

Publicada desde 2022, a Agenda Regulatória ABES é um documento dinâmico e periodicamente renovado à medida que os temas recorrentes são atualizados, ou novos temas são incluídos no rol de recomendações. O download do documento pode ser feito neste link.

Sobre a ABES

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Atualmente a ABES representa cerca de 2.000 empresas, que totalizam aproximadamente 80% do faturamento do setor de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados e Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 260 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 107 bilhões em 2023. Acesse o Portal ABES ou ligue para +55 (11) 5094-3100.