14 de fevereiro de 2025
#Tecnologia

Por que a Geração Z prefere o Instagram para planejar viagens a Floripa

Que os conteúdos do Instagram não representam completamente a realidade todos sabemos, mas isso não significa que não exista nessa rede experiências reais de usuários, as quais podem ser proveitosas.

É parte da rotina de planejamento de uma viagem pesquisar as informações na internet. Quais são os melhores pontos turísticos? Qual companhia oferece passagens mais baratas? Quais são as opções de hospedagem? Essas e outras perguntas são respondidas pelas experiências de internautas em sites.

Embora as gerações mais antigas façam uso desses recursos, é certo que os “zoomers” os priorizam. Nesse texto vamos abordar especificamente a mudança nos hábitos da Geração Z quando o assunto é a pesquisa turística, com um foco especial em Floripa e no papel das redes sociais como o Instagram.

Quais são as preferências de buscas online da Geração Z?

Um estudo conduzido e publicado pela ExpressVPN em janeiro de 2025, demonstrou que a Geração Z utiliza ferramentas de buscas e redes sociais com uma mesma frequência; com esses dados variando um pouco (para mais ou menos) em internautas um pouco mais velhos, como é o caso dos Millenials.

Como o título desse texto sugere, o Instagram aparece no “top2” dos indivíduos entre os 18 e 26 anos, representando um total de 27%. Há uma distinção curiosa entre gêneros aqui, possível de ser notada a partir da intersecção de dados: homens no geral utilizam com frequência de 21%. As mulheres, 24%.

As razões citadas incluem o planejamento de viagens (tanto para Floripa quanto para outras cidades no país ou destinos internacionais), motivo citado por 29% da Geração Z. Isso significa que quase 1/3 dentre todos os internautas fazem o uso das redes sociais para se guiar em decisões sobre as viagens.

Por que a Geração Z planeja viagens com a ajuda das redes sociais?

Que a Geração Z planeja viagens com a ajuda das redes sociais nós já estabelecemos, mas quais são as razões para isso? O estudo da ExpressVPN cita 6 delas, as quais carregam diferentes percentuais de acordo com a idade dos usuários. Para os “zoomers”, os dados relevantes levantados são os seguintes:

Conteúdo mais visual e “envolvente” (43%)

Plataformas como Instagram, TikTok e YouTube oferecem conteúdos com uma abordagem visual muito mais rica e dinâmica, o que cativa os jovens, que passaram a viver em um ambiente altamente digital e visual. 

Personalização e relevância com base em interesses individuais (35%)

Cada vez mais as redes sociais são construídas para entender o comportamento do usuário e personalizar seu feed de forma eficiente. Essa adaptação se alinha muito com a preferência da Geração Z por relevância e velocidade na busca por informações. As plataformas são projetadas para mostrar conteúdos com base nos interesses específicos dos usuários, ou seja, viagens são inspiradas em perfis personalizados. 

Informações mais atualizadas e em tempo real (32%)

Se antes o Google era o rei da pesquisa por sua rapidez em indexar novos conteúdos, as redes sociais dominaram essa questão de oferecer atualizações em tempo real. 

No TikTok, Instagram e outras plataformas, vídeos sobre lugares exóticos ou novos pontos turísticos são postados constantemente, compartilhando atualizações frescas. 

Acesso a experiências reais e avaliações (32%)

As redes sociais, além de oferecerem conteúdo visual imersivo, possibilitam o compartilhamento direto das experiências dos usuários, sendo a experiência pessoal um ponto central. Reviews, recomendações e dicas compartilhadas entre seguidores ou no formato de comentários se mostram mais autênticas do que as encontradas em sites tradicionais de turismo. 

Facilidade de se comunicar com outros usuários (30%)

Não podemos esquecer do aspecto social e da comunicação direta entre os usuários. Para a Geração Z, as redes sociais têm um apelo único, porque permitem a troca de informações instantânea com pessoas do mundo todo. 

A troca de dicas e experiências nos comentários ou por meio de mensagens diretas não só facilita o planejamento de viagem, mas também cria uma rede de conexão entre viajantes que trocam dados em tempo real, mais dinâmica do que procurar por fóruns em outros locais. Essa interação é um dos maiores trunfos das redes sociais em comparação aos mecanismos de busca convencionais.

Checagem de recomendações e dicas específicas (27%)

A facilidade de encontrar dicas mais detalhadas e personalizadas também é um ponto importante. Redes sociais como Facebook e Reddit abrigam grupos especializados de viagens, onde as pessoas pedem e recebem recomendações focadas em aspectos específicos, como a escolha de restaurantes em destinos turísticos ou a melhor época para visitação. 

Esta capacidade de segmentação e de interatividade nas plataformas sociais supera a rigidez dos mecanismos tradicionais de busca, que retornam informações de forma mais genérica e não interativa.

Esses pontos demonstram como, ao escolher as redes sociais como ferramentas de busca, a Geração Z se distancia do modelo tradicional de buscar informações no Google. 

Isso explica como, nas viagens e em outros contextos, os mais jovens preferem ferramentas como o TikTok e o Instagram, que oferecem uma experiência direta, visual e eficiente, destacando-se na geração mais jovem em um mundo cada vez mais visual e conectado.

Quais são as tendências de turismo à Floripa na internet?

Partindo de tudo o que exploramos até aqui, uma última pergunta surge: quais são as tendências de turismo à Floripa na internet? Uma delas já foi estabelecida, que é o uso das redes sociais, mas existem outras? A resposta é “sim”, e mais uma vez tudo depende da idade e do perfil dos usuários online.

Alguns podem ser diretamente impactados por influenciadores digitais, por exemplo; enquanto outros apenas prestam atenção em opiniões nos comentários de fotos do estabelecimento no Instagram. Em todos os casos, a importância permanece, variando apenas na forma como a tendência é expressada.

Como pudemos perceber a partir dos dados da pesquisa da ExpressVPN, há uma multitude de razões pelas quais a Geração Z prefere o Instagram para planejar viagens a Floripa em detrimento do Google e demais ferramentas de buscas. A partir desse fenômeno, cabe se adaptar aos meios de divulgação.