Noticias

Carta de boas-vindas a você que merece mais de você mesmo!

Alerta: você vai querer fazer parte deste movimento!

Nós nos transformamos no encontro!

Opa! Se você está aqui, na estreia desta coluna, pronto! Você já faz parte de um movimento e recomendo fortemente que você fique por aqui. Já vou contar que movimento é este que você vai querer fazer parte. Mas antes preciso dizer que estou muito feliz pelo nosso encontro. Quando você chegou aqui já fez valer a pena um reencontro meu com uma parte minha, que eu confesso… andei negligenciando. Sou jornalista, com 21 anos de carreira na TV como repórter e apresentador de esportes. Também sou empresário, treinador de comunicação, palestrante, pai, noivo… e muito mais. Sim, a vida é corrida, mas escrever é preciso. Faz parte de quem sou!

Escrever é enriquecedor, é gratificante e é um exercício inigualável para organizar ideias e conhecimentos. Este foi um dos motivos que me fizeram aceitar o convite do meu amigo Paulo Cordeiro para fazer parte do time de colunistas do Portal da Ilha. Foi uma decisão rápida, daquelas que a gente nem pensa… sabe? Eu sentia que precisava assumir um compromisso para me obrigar a sentar, refletir e digitar. E ao longo dos nossos encontros por aqui você vai compreender claramente as minhas intenções. Mas vai aqui um “spoiler”:  quero causar reflexões, trazer inquietações, provocações, questionamentos… tudo por um ideal, que conto logo abaixo. Neste espaço vamos falar sobre comunicação, liderança, espiritualidade, comportamento e o que mais a nossa relação pedir. Combinado?

Nos últimos 10 anos eu venho me dedicando profundamente aos estudos sobre o comportamento e o desenvolvimento humano, a partir de várias abordagens: espiritualidade, inteligência emocional, psicologia positiva, neurociências, mindfulness, constelações sistêmicas, comunicação não-violenta, liderança, marketing e por aí vai. Este repertório eu aplico em treinamentos, mentorias e palestras. E, sobretudo, na vida, claro!

O MOVIMENTO – Este movimento é para quem já entendeu que a felicidade exige bons relacionamentos. A qualidade dos nossos relacionamentos é proporcional à nossa capacidade de comunicação interna e interpessoal. Primeiro é você com você mesmo! Como está esta relação? Amorosa ou tóxica? Você oferece a você mesmo a mesma gentileza e compreensão que oferece às pessoas que você ama? Respire e sinta de verdade cada uma dessas perguntas acima. Fez isso? Bom, agora eu desafio você a se questionar com interesse genuíno nas respostas. Pergunte-se…


– Como tenho me comunicado comigo?
– Como tenho cuidado da minha autoconexão? Eu dedico tempo de qualidade para me ouvir?
– Como está minha capacidade de conexão com as pessoas?
– Na família, nas amizades… eu tenho aprofundado as relações?
– Eu consigo conversar naturalmente sobre meus sentimentos? Com quem?

– Eu tenho sido gentil comigo?
– O que eu tenho dito para mim mesmo?
– Se alguém falasse comigo da forma que eu mesmo falo… esta pessoa seria uma boa amiga?
– O que realmente me faz feliz?

Bom, eu poderia ampliar muito esta lista de perguntas. Temos aí um bom ponto de partida.

O IDEAL – Ouvir para sentir. Falar para servir!

UM RECADO FINAL – Eu precisava garantir a estreia desta coluna ainda em 2023. Também fiz isso com outros projetos que pretendo acelerar em 2024. Portanto, missão cumprida. Estou feliz e animado por você estar comigo até aqui.
Desejo a você um novo ano com surpresas tão incríveis que vão fazer você se permitir sonhar mais alto no próximo réveillon!
E por fim, compartilho um ensinamento que aprendi com o mestre Roberto Crema.
“Ninguém transforma ninguém e ninguém se transforma sozinho. Nós nos transformamos no encontro!”
Muito obrigado pelo nosso primeiro encontro aqui na coluna Conexão!

Carinhosamente,
Edmilson Ortiz

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *