Noticias

E aí? Você já inovou hoje?

A inovação como âncora em tempos de mudanças rápidas

Inovar envolve riscos? Sim, quase sempre. E não inovar? Aí sim o risco é muito maior! É praticamente uma certeza de que seu negócio vai ser atropelado pela concorrência ou pior… vai se tornar obsoleto. Neste mundo de mudanças cada vez mais ágeis, “trocar o certo pelo duvidoso” se tornou a coisa certa a se fazer. Ou você assume os riscos da inovação, mesmo sem garantia de sucesso, ou assume as consequências de ficar para trás. A decisão é simples. Você prefere ser lembrado como Nokia ou Apple? Blockbuster ou Netflix? Gurgel ou Tesla? Tá… agora exagerei um pouco… rsrsrs.
Nas últimas semanas assisti a duas palestras sobre inovação. Uma delas foi do meu amigo Marcos Piangers, jornalista com quem trabalhei no Grupo RBS. O “cara do Papai é Pop”, como ele é conhecido hoje, sempre foi um comunicador inovador. Comandou projetos de inovação na empresa em que trabalhamos e hoje segue abordando o assunto com maestria em seu repertório de palestras. Piangers foi a grande atração do Prêmio Aemflo de Inovação, há poucos dias, na Arena Opus. A propósito, gravei um belo bate-papo com ele e vou postar o vídeo aqui na coluna nos próximos dias. Logo abaixo vou voltar a falar sobre o Prêmio Aemflo. Antes, convido você a pensar em questões vitais para sua empresa. Você tem dedicado tempo e energia para pensar em inovação? Você encoraja sua equipe a ter um olhar inovador e propor soluções criativas?
A outra palestra que assisti recentemente foi de um profissional do Google. Entre vários insights, ele trouxe uma constatação que poderia me causar ansiedade, mas me acalmou. Isso pareceu estranho? Explico. Ele disse que nem os profissionais de tecnologia conseguem acompanhar a velocidade das mudanças. A sensação, segundo ele, é de que quando se trata de inteligência artificial, por exemplo, sempre estamos pelo menos dez minutos atrasados. Minha conclusão: se é impossível acompanhar a velocidade das mudanças, o que posso fazer é ter foco no que realmente pode fazer a diferença na minha vida e nos meus negócios.
Neste mar de incertezas em que vivemos, a inovação se tornou uma âncora, o que pode parecer um contrassenso. Afinal, uma âncora é um símbolo de estabilidade. Sim, mas também simboliza a capacidade de permanecer firme em meio às adversidades. Inovação virou porto seguro. Proporciona direção, permitindo que as empresas não apenas sobrevivam, mas prosperem.


Prêmio Aemflo, uma vitrine da inovação

Edmilson Ortiz e Daniele Lottermann recepcionaram o amigo Marcos Piangers

Edmilson Ortiz e Daniele Lottermann recepcionaram o amigo e também

jornalista Marcos Piangers, um dos maiores palestrantes do Brasil

A segunda edição do evento reconheceu ideias inovadoras em cinco categorias: indústria, comércio, serviços, tecnologia e educação. Na categoria indústria com até 10 colaboradores, um projeto em especial chamou minha atenção e fez valer uma frase que eu costumo repetir em meus treinamentos para empresas: “Inovar é a arte de colocar a criatividade a serviço do mundo real”.

Âncora Alfa: um jeito leve de segurar a sua embarcação

Com esta proposta a Âncora Alfa Indústria e Comercio de Artigos Náuticos Ltda foi uma das  vencedoras do prêmio AEMFLO Inovação 2024. O Prêmio foi entregue na Arena Opus, em São José, com a presença de mais de 2.000 pessoas e representantes das 37 empresas concorrentes. Para o presidente da AEMFLO e CDL de São José, Gilberto Rech, todas as empresas que se inscreveram são vencedoras porque são inovadoras em suas áreas de atuação. “Vamos aprender com suas histórias e valorizar empreendedores e empresas através de suas estratégias inovadoras”. 

A Âncora Alfa desenvolveu uma tecnologia inovadora que revolucionou o mercado náutico brasileiro, oferecendo âncoras mais leves, seguras e eficientes. Com menos da metade do peso das âncoras tradicionais, a Âncora Alfa possui cinco pontos de freio que garantem maior segurança e rapidez no cravamento. O impacto desse produto no mercado foi imenso, com vendas significativas e reconhecimento nas redes sociais devido à sua impressionante capacidade de suportar cargas. A empresa produz hoje modelos em aço galvanizado e também em aço inox, que variam de 1,4 kg a 30 kg.

Ramonn Thyago e Thayse Rebelo, da Âncora Alfa, celebram a inovação premiada que revolucionou o mercado náutico brasileiro

Ramonn Thyago e Thayse Rebelo, da Âncora Alfa, celebram a inovação

premiada que revolucionou o mercado náutico brasileiro

Para chegar neste modelo de âncora eficiente, inovador e seguro, a empresa investiu em pesquisa para identificar as lacunas no mercado e desenvolver uma tecnologia revolucionária.

Durante o processo de criação, foram realizados testes rigorosos para garantir a eficiência e segurança da âncora Alfa, inclusive demonstrando sua capacidade de segurar veículos pesados. A Âncora Alfa alcançou a venda de mais de 10 mil unidades desde o lançamento, com a versão de 1,4 kg, representando mais de 50% do faturamento mensal da empresa.

O diretor da empresa Ramonn Thyago Machado, que comemora o prêmio, faz questão de frisar a importância de ter uma boa âncora na embarcação ou moto aquática. Ele destaca três itens: segurança, estabilidade e conveniência. “Segurança para que a embarcação permaneça estável, especialmente em condições adversas como ventos fortes ou correntes, para evitar o risco de deriva ou colisões. Estabilidade para facilitar atividades como pesca, mergulho ou simplesmente relaxar a bordo. E conveniência para ancorar com segurança em diferentes locais, explorar novas áreas e desfrutar de mais liberdade nos passeios”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *