Noticias

Nos 130 anos de Palhoça, um talento da cidade celebra uma década de conquistas

É curioso pensar que o nome do município tem relação direta com a arquitetura. No aniversário de Palhoça, quero homenagear a cidade destacando um estúdio de arquitetura e design com sede em Palhoça e atuação internacional. É um dos muitos exemplos de empreendedorismo do município que lidera o ranking de geração de emprego na Grande Florianópolis em 2024, segundo o mais recente relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Quer outro dado relevante? Palhoça está entre as 20 cidades que mais crescem no Brasil, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Casas construídas de pau-a-pique, com cobertura de palha, localizadas no bairro Ponte do Imaruim, foram a inspiração para o nome da cidade. Palhoça foi emancipada em 24 de abril de 1894, depois de ter sido parte de São José e anteriormente de Florianópolis. Hoje, no feriado municipal, diversos eventos fazem parte da programação de aniversário de Palhoça, mas uma festa, em especial, celebra o sucesso de uma empresa da cidade que conquista clientes mundo afora.

A designer industrial e arquiteta Celine Müller comemora 10 anos de sucesso

Pequenos espaços charmosos, atraentes, coloridos, diferentes e distribuídos em locais estratégicos nos corredores de shoppings, metrôs e aeroportos. Nos últimos anos, os centros de grande circulação de pessoas vêm ganhando cores e formas com quiosques de vendas de sorvete, doces, lanches rápidos, cafés, óculos, maquiagem, bichinhos de pelúcia e até boutiques de luxo.

Muitos destes projetos saíram da prancheta da designer industrial e arquiteta Celine Aparecida Müller, especialista em projetos comerciais de pequenos formatos, que está completando 10 anos de carreira. A data vai ser comemorada hoje, 24/04, com a presença de familiares, parceiros e colegas de profissão, fornecedores e consultores.

Uma festa para celebrar o sucesso de uma jornada, que acrescenta na cartela de Celine clientes que começaram pequenos e hoje estão grandes e, segundo ela, “isso é lindo de ver”.

Seu estúdio sediado em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi responsável pelo desenvolvimento de mais de 700 projetos comerciais para todo o território nacional e para algumas cidades do exterior, como Londres, Beirute, Miami, Malta, Los Angeles, Qatar e Lisboa.

Segundo Celine mesma define são “quiosques que transformam espaços em experiências, contando a história singular de cada marca e enchendo os olhos de quem passeia pelos corredores dos shoppings”. Nesta década, a designer e arquiteta revela que a maior dificuldade foi conciliar os estudos, maternidade e carreira. Uma fase de crescimento e muito aprendizado na área de design comercial, “Já trabalhei com projetos de grandes players do food service e trabalho também com pequenos empreendedores”, lembra Celine. Em 2021 teve projeto premiado pelo RDI (Retail Design Institute), evento que inspira novos profissionais no mercado e estimula a cooperação entre profissionais especializados, fornecedores e clientes para elevar a excelência do design para varejo. No ano seguinte, foi ouro em dois prêmios. Na Categoria de Quiosques no Prêmio POPAI – que reconhece os mais originais e eficazes projetos de arquitetura comercial – e no Prêmio Bornancini – com realização bienal, tem por objetivo reafirmar o papel do design como propulsor de inovação, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos. No portfólio de Celine Müller marcas como Criamigos, Ice Cream Roll e Lemon Basics Boutique levam inovação e modernidade para vários shoppings e aeroportos do Brasil e exterior.

Projetos que mudam a cara dos grandes centros comerciais e também metrôs e aeroportos, alegram os olhos de quem passa, são mais acessíveis do que as lojas, mas não deixam de ter regras para cumprir. Os projetos devem atender leis e regimentos como qualquer outra loja instalada no empreendimento. É aí que entra a experiência de Celine que tranquiliza quem quer se lançar nesse mercado. “Precisando de projeto de quiosque para iniciar as tratativas no shopping, conte com a gente”. Com cursos em várias áreas de produção, Celine conhece todas as fases de montagem dos quiosques, e a “experiência dentro das fábricas, acompanhando a fabricação dos móveis, me faz entender realmente a necessidade dos clientes”, revela a arquiteta. Ela conta que vários projetos já passaram por adaptações para se adequar às exigências dos shoppings e que tantos outros foram instalados sem grandes alterações, pois já foram concebidos, levando em consideração as normas.

Celine tem novidade, está lançando nesta semana o primeiro curso sobre Quiosques Comerciais do mercado. O “Oceano Azul da Arquitetura” acontecerá on-line ao vivo, já neste mês de maio. Ela confirma que tem expectativa de aumentar ainda mais a carteira de clientes, atendendo novos empreendimentos: “Esses clientes que estão formatando as franquias entendem que um bom projeto no ponto de venda pode ajudar a melhorar as vendas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *