Figueirense e Avaí fazem o primeiro clássico do futebol catarinense em 2026
O futebol catarinense terá seu primeiro grande confronto da temporada neste domingo (18). Figueirense e Avaí se enfrentam às 18h, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 4ª rodada do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2026. O duelo marca o clássico de número 462 na história entre os dois maiores rivais do Estado.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF) divulgou a equipe de arbitragem para a partida. O árbitro principal será Gustavo Ervino Bauermann, do quadro da CBF. Ele terá como assistentes Gizeli Casaril, árbitra FIFA, e Thiaggo Americano Labes, também da CBF. O confronto contará com árbitro de vídeo (VAR), sob responsabilidade de Wagner Reway, com Johnny Barros de Oliveira como AVAR e Sandro Rodrigues como observador de VAR.
O Figueirense chega ao clássico após derrota fora de casa. Na última quarta-feira (14), o alvinegro foi superado pelo Brusque por 2 a 1, na Arena Simon. A equipe iniciou a partida com maior volume ofensivo, mas sofreu o primeiro gol em jogada aérea. Ainda no primeiro tempo, o Brusque ampliou após finalização de fora da área e aproveitamento de rebote.
Na segunda etapa, o Figueirense manteve a posse de bola e pressionou em busca do empate, conseguindo descontar aos 39 minutos com Kayke, após assistência de cabeça de Dudu. Nos minutos finais, Wesley teve uma boa chance para igualar o placar, mas não converteu.
Com o resultado, o clássico contra o Avaí ganha ainda mais importância para o time alvinegro, que busca recuperação na tabela e resposta diante de sua torcida. Do outro lado, o Avaí entra em campo visando somar pontos e levar vantagem no tradicional confronto da capital.
O duelo deste domingo promete estádio cheio, clima de decisão e atenção redobrada da arbitragem, em um jogo que historicamente vai além dos três pontos e costuma marcar o rumo das equipes no Campeonato Catarinense.
SERVIÇO DE JOGO:
Campeonato Catarinense / 4ª rodada.
Jogo: Figueirense X Avaí.
Data do jogo: 18/01/2026 – 18h00.
Abertura dos portões para a torcida alvinegra às 16h00.
Fechamento dos portões: assim que iniciar o segundo tempo.
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann-CBF
Assistente 1: Gizeli Casaril-FIFA
Assistente 2: Thiaggo Americano Labes-CBF
Quarto Árbitro: Everton Schilling-FCF 1
Analista de desempenho: Fabiano Coelho da Silva
Analista de Desempenho:
Delegado: Manoel de Paula Machado
Delegado Especial: Luis Alberto Kallenberger
VAR: Wagner Reway
AVAR: Johnny Barros de Oliveira
Observador de VAR: Sandro Rodrigues
Quality manager: Érica Gonçalves Krauss
** Imagem gerada por IA











