img



TURISMO

Santur e trade da Serra Catarinense discutem desafios e estratégias para o turismo na retomada das atividades

Publicado em 08/05/2020


Santur e trade da Serra Catarinense discutem desafios e estratégias para o turismo na retomada das atividades



Participaram da videoconferência secretários de turismo, empresários, entidades da região e também representantes da Instância de Governança Regional (IGR).

A equipe da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) reuniu-se com o representantes do trade turístico da Serra Catarinense, na tarde desta quinta-feira (7), para tratar das ações que vêm sendo empreendidas para amenizar a crise do setor, gerada pela pandemia de Covid-19, e a gradual volta das atividades relacionadas ao turismo no estado.

O presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari, abriu a reunião e explicou que a equipe da Agência está à disposição para dialogar com as regiões e atender as demandas do setor durante este momento de distanciamento social. “Estamos atuando em diferentes ações para fomentar, promover e divulgar todas as regiões turísticas de Santa Catarina. Estamos trabalhando muito forte o turismo regional e a Serra Catarinense é fundamental nesse sentido”, destacou Ferrari, que ainda reiterou que o foco da Santur é trabalhar conjuntamente com o trade para contornar a crise desencadeada pela pandemia de Covid-19.

Durante a reunião, o diretor de Marketing da Santur, Carlos Eduardo de Sá, apresentou as diretrizes do programa que está sendo estruturado pela Agência para estimular o turismo regional em Santa Catarina. O programa terá várias etapas, sendo que a primeira delas contempla a criação de um selo que será concedido aos estabelecimentos ou produtos turísticos do estado que adotam as boas práticas de combate à Covid-19. “O próprio turista será o fiscal, observando se o estabelecimento ou o empreendimento está respeitando as normas sanitárias e oferecendo um diferencial para o turista catarinense”, disse.

A assessora de Turismo da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Ana Vieira, relatou que a Amures vem investindo em sustentabilidade e está desenvolvendo o Selo Serra Sustentável, que deverá ser lançado em novembro, durante a Convenção da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que neste ano será sediada na região.

O presidente do Conselho de Turismo da Serra (Conserra), Eliseu Farias, destacou que a região reivindica especial atenção no que se refere ao turismo, porque a atividade que foi diretamente impactada pela crise gerada pela Covid-19. “A pandemia chegou justo quando iniciaria o período de maior movimento turístico na Serra”, frisou.

O presidente da Santur informou ao grupo que estão em andamento importantes projetos da Serra, como o Mirante da Serra do Rio do Rastro e a conclusão do Caminho das Neves, este último realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade. 

Ainda, dentre as ações da Santur empreendidas para auxiliar o setor nesse momento de crise, Ferrari destacou a parceria com o Badesc para disponibilizar linhas de crédito para micro e pequenas empresas do setor, que correspondem a 90% das empresas de turismo na Serra. Além disso, acrescentou, a Santur vem buscando novas parcerias para impulsionar outras ações e desenvolver o turismo no estado.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...