Ao Vivo

Torneio Basquete 3x3 ao vivo do Jurerê Sport Center em Florianópolis

GoFind mostra produto inovador no RD Summit 2018

Camilo Coutinho fala sobre otimização de vídeos no RD Summit 2018

MOVTI Cloud Solutions e Assetify participam do RD Summit 2018 em Florianópolis

img

Cidades da Grande Florianópolis

A Região Metropolitana da Grande Florianópolis – RMF, instituída pelo art. 1º da Lei Complementar n.º 636, de 09 de setembro de 2014, é constituída pelos Municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José, São Pedro de Alcântara e Governador Celso Ramos.

Integram a Área de Expansão Metropolitana da RMF os Municípios de Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Canelinha, Garopaba, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Paulo Lopes, Rancho Queimado, São Bonifácio, São João Batista e Tijucas.





Angelina

Conhecida como Vale das Graças, Angelina possui alguns dos mais belos pontos de peregrinação do país, como o Santuário Nossa Senhora de Angelina, composto pela Gruta Nossa Senhora de Lourdes e pela Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição. Desde a instalação desse santuário mariano, em 1988, Angelina passou a ser considerada – segundo definição da Igreja Católica – local privilegiado para obtenção de graças e favores. A cidade possui ainda outras atrações religiosas, como a Colina da Louvação, e belíssimas paisagens rurais, especialmente na Serra do Tabuleiro. Não deixe de visitar a Usina Hidrelétrica Garcia, a 3 km do Centro, que possui uma bela vista panorâmica da região.

Acesse: http://www.angelina-sc.com.br




Anitápolis

Com pouco mais de três mil habitantes, Anitápolis é o destino certo para quem quer descansar. O município de colonização ítalo-germânica integra o projeto Acolhida na Colônia, que oferece hospedagem em propriedades rurais. A geografia montanhosa do município atrai também quem busca aventura, praticando rapel, montanhismo e trekking. Há ainda grutas religiosas que podem ser visitadas pelos adeptos do turismo religioso.

Acesse: http://www.anitapolis.sc.gov.br




Águas Mornas

O nome já revela: as fontes de águas termais são o grande destaque do município. Mas quem chega a Águas Mornas tem muito mais a descobrir. O cenário montanhoso, recortado por rios, cachoeiras e trilhas diversas, é perfeito para a prática do ecoturismo. Outras atrações são as colônias germânicas Vargem Grande, Teresópolis e Santa Isabel, onde se pode entrar em contato com a cultura alemã e se divertir nos parques aquáticos da região.

Acesse: http://www.aguasmornas.sc.gov.br




Antônio Carlos

O município de Antônio Carlos reúne diferentes atrativos turísticos. Você pode se divertir nos animados parques aquáticos que funcionam entre outubro e maio ou visitar igrejas e grutas religiosas, incluindo a primeira capela construída por imigrantes alemães no estado. Outra dica é apreciar a aguardente de alta qualidade produzida na região e curtir suas belezas naturais. Antônio Carlos abriga a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Mata Atlântica do estado, a Caraguatá, e guarda ainda outras surpresas, como uma das poucas pontes de estilo germânico existentes no Brasil.

Acesse: http://www.antoniocarlos.sc.gov.br




Biguaçu

O acervo arquitetônico de Biguaçu é um dos maiores atrativos do município. A cidade, que chegou a ser sede do Império por dois dias quando D. Pedro II e sua corte a visitaram em 1845, conserva edificações centenárias em estilo colonial. Há ainda atrativos naturais, como o Rio Biguaçu, as paisagens rurais do interior do município e o Balneário de São Miguel, lugar de mar calmo e areia fofa, onde o destaque é a gastronomia açoriana, com diversas opções de restaurantes especializados em frutos do mar.

Acesse: http://www.bigua.sc.gov.br/




Florianópolis

Não é à toa que a capital catarinense é conhecida como Ilha da Magia. A beleza natural de Florianópolis encanta à primeira vista. São cerca de cem praias espalhadas pela ilha costeira e na pequena península continental que formam a cidade. Há ainda muitas outras atrações para se conhecer, como a bela e agitada Lagoa da Conceição, a tranquila Lagoa do Peri, o tradicional Centro Histórico, a cosmopolita Avenida Beira-Mar, os bucólicos bairros açorianos de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, além de fortalezas portuguesas, museus, igrejas, teatros e do cartão-postal da cidade: a Ponte Hercílio Luz.

Acesse: http://www.pmf.sc.gov.br/




Governador Celso Ramos

De núcleo baleeiro a santuário ecológico, Governador Celso Ramos integra atualmente a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. O local é um dos melhores para mergulho do país, com espécies raras da fauna e da flora marinhas, incluindo uma centena de golfinhos da espécie tucuxi. O litoral recortado do município ainda reserva outras surpresas. Há enseadas abrigadas, ideais para navegação, e também belas praias com boas condições para o windsurfe, jet ski e outros esportes aquáticos. Outra atração é a Ilha de Anhatomirim, que abriga a centenária Fortaleza de Santa Cruz, construída pelos portugueses durante o Império.

Acesse: http://www.governadorcelsoramos.sc.gov.br/




Palhoça

Palhoça é famosa em todo o Brasil, principalmente entre os surfistas, por causa da praia da Guarda do Embaú. As belezas naturais do município são mesmo o seu maior atrativo. Localizado entre o litoral e a serra, possui rios, cachoeiras, ilhas, morros com vistas espetaculares e ainda abriga o acesso à área aberta à visitação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Também vale a pena conhecer os casarios coloniais da Enseada de Brito, a fortaleza portuguesa da Ilha de Araçatuba e os sítios arqueológicos da região.

Acesse: http://www.palhoca.sc.gov.br/




Rancho Queimado

Rancho Queimado está a apenas 60 km do litoral, mas tem o clima da Serra Catarinense. A temperatura é amena, entre 10 e 22° C, e a paisagem montanhosa é um convite para agradáveis passeios ao ar livre. Outro ponto alto do município é a gastronomia campeira e a boa oferta de produtos coloniais e agrícolas, como o morango (o município é o maior produtor catarinense). Quem visita Rancho Queimado pode se hospedar em charmosas pousadas ou no único hotel-fazenda da região, mas há propriedades rurais que proporcionam uma experiência diferente para os visitantes, que podem acompanhar as atividades dos agricultores. Outra atração é um campo de golfe de padrão internacional.

Acesse: http://www.ranchoqueimado.sc.gov.br/




São Amaro da Imperatriz

Santo Amaro da Imperatriz é famosa por suas fontes de águas termais, com propriedades terapêuticas semelhantes às das melhores estâncias termais do mundo. Mas o município tem muitos outros encantos. Região montanhosa, cortada por rios e cachoeiras, possui 63% de seu território coberto por Mata Atlântica. Destino ideal para quem deseja se aventurar em meio a paisagens naturais preservadas, praticando voo livre, rafting, rapel, canoagem e outros esportes ao ar livre; ou para quem quer simplesmente relaxar nos confortáveis resorts e hotéis da cidade.

Acesse: http://www.pmsai.sc.gov.br/




São Bonifácio

A estrada que leva a São Bonifácio (SC-431) já revela alguns dos atrativos do município: grutas religiosas e um mirante em meio à Mata Atlântica. A beleza natural dessa região de natureza preservada é um convite para o ecoturismo. Há ainda atrativos como a Estância Hidromineral São Bonifácio, com águas termais, cachoeiras e açude para pesca. Não deixe de apreciar também a culinária caseira e provar o saboroso mel produzido em São Bonifácio, um dos maiores produtores do país.

Acesse: http://www.saobonifacio.sc.gov.br/




São José

Fundada em 1750 por 182 casais açorianos, São José mantém os traços da cultura colonizadora em seus casarios com vista para o mar e em seu charmoso Centro Histórico. O acervo arquitetônico preservado, no entanto, é apenas uma das atrações que você vai encontrar na cidade. Integrada à região metropolitana da Grande Florianópolis, São José é um importante polo industrial catarinense e possui comércio intenso. Há diversas opções para compras e também para gastronomia e vida noturna. Além disso, a Avenida Beira-Mar de São José é um espaço público que reúne diversas opções de lazer, como ciclovia, pista de caminhada, parques infantis, academia ao ar livre, quadras poliesportivas, cancha de bocha e pista de skate.

Acesse: http://www.saojose.sc.gov.br/




São Pedro de Alcântara

Primeira colônia alemã de Santa Catarina, São Pedro de Alcântara ainda mantém o clima rural e a vida tranquila da época em que foi fundada, em 1829. Os produtos artesanais do município merecem destaque, em especial a aguardente produzida em antigos engenhos movidos à água. Se você aprecia a bebida, não deixe de fazer a Rota da Cachaça, promovida pela Casa de Cultura. A instituição oferece também roteiros para conhecer outras atrações históricas e culturais da cidade.

Acesse: http://www.pmspa.sc.gov.br/
Publicidade
Colunistas
Entrelinhas
Paulo Cordeiro
Social
Beatriz Monn
Opinativo
Marcelo Lubi
Momento Esportivo
Renato Pires
Arte e Cultura
Paulo Freitas