img



COMUNIDADE

Santa Catarina realiza força-tarefa para enviar medula óssea do Canadá para paciente no Rio Grande do Sul

Publicado em 08/05/2024


Roberto Zacarias/Secom
Santa Catarina realiza força-tarefa para enviar medula óssea do Canadá para paciente no Rio Grande do Sul



Em meio à tragédia que atinge o Rio Grande do Sul e para que um transplante de medula óssea pudesse ser concretizado, envolvendo um paciente gaúcho que aguardava pela compatibilidade e um doador canadense, Santa Catarina ofereceu todo o suporte necessário que incluiu a logística da SC Transplantes e o transporte aéreo.

O governador Jorginho Mello acompanhou nesta terça-feira, 7, no hangar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Florianópolis, o início do transporte da medula óssea doada para o estado gaúcho.

“Eu não tenho dúvida de que é mais uma importante colaboração de Santa Catarina para os nossos vizinhos. É um transporte delicado e por isso estamos dando todo o suporte e atenção que essa transferência necessita. O objetivo é que a medula chegue em segurança e ela seja a esperança de uma nova vida para o paciente que aguarda pelo transplante. Não estamos medindo esforços para ajudar o estado gaúcho”, disse o governador Jorginho Mello.

Um profissional da Saúde de São Paulo acompanhou no exterior esse processo de coleta da medula e trouxe a doação para o Brasil em um voo comercial. Ao chegar no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, no início da tarde, a medula foi transportada no carro da SC Transplantes até o hangar do CBMSC. A aeronave da Secretaria de Estado da Saúde (Arcanjo 04), responsável por encaminhar a medula até a base aérea de Canoas no Rio Grande do Sul, já estava à espera.

De Canoas, a medula foi levada pelo Águia da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) até o Regimento da Cavalaria do Exército, em Porto Alegre, que ficou com a missão de encaminhar ao Hospital das Clínicas, onde está o receptor.

O coordenador Estadual de Transplante SC, Joel de Andrade, disse que o doador compatível foi encontrado a partir de uma busca internacional. “O transplante de medula óssea pode ser feito em várias modalidades. Neste caso, é um transplante alogênico, quando as células-tronco são coletadas do doador. Primeiro foi feita uma procura aqui mesmo no país. Como não foi encontrado um doador, a busca por alguém compatível foi feita nos registros internacionais. Este doador foi identificado e, então, realizada a coleta. A partir desse procedimento uma pessoa responsável faz o transporte da medula para o hospital de destino”, explicou o coordenador que destacou a mobilização de Santa Catarina para esse transporte e o exemplo de solidariedade.

Além do governador Jorginho Mello e do coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade, a ação foi acompanhada pelo secretário adjunto de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, pelo secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza e pelo secretário de Estado da Comunicação, João Paulo Vieira.

Saúde envia plaquetas ao RS

Também nesta terça-feira, 7, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) enviou mais 49 bolsas de plaquetas do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) ao Rio Grande do Sul. O transporte foi feito, por via terrestre, da unidade regional de Chapecó até o Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso).


Roberto Zacarias/Secom
Santa Catarina realiza força-tarefa para enviar medula óssea do Canadá para paciente no Rio Grande do Sul



Roberto Zacarias/Secom
Santa Catarina realiza força-tarefa para enviar medula óssea do Canadá para paciente no Rio Grande do Sul










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade