img



VARIEDADES

Artista exibe videoarte baseada em filme de Wim Wenders nas paredes da Casa Açoriana

Publicado em 23/01/2019


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Artista exibe videoarte baseada em filme de Wim Wenders nas paredes da Casa Açoriana



A artista Leticia Cardoso exibe nesta sexta-feira (25), às 19h, nas paredes da Casa Açoriana, em Santo Antônio de Lisboa, o audiovisual ?Austin ? Paris: um ruído entre Jane e Travis (2009-2010)?.

Ela também distribui gratuitamente, no jardim interno do espaço, a publicação “Rodar o Deserto”, com 42 imagens no formato bloco 14 cm x 60 cm, e cartões postais.

Apesar de serem projetos diferentes, ambos os trabalhos, vídeo e publicações, estão conectados. “Austin ⇔ Paris: um ruído entre Jane e Travis (2009-2010)” foi produzido com a bolsa de residência para artistas Fundação Iberê Camargo/ Blanton Museum of Arts/ University of Texas/Austin 2009-2010.  

Chegou a ser exibido em mostras nacionais, porém as gravações com as imagens originais foram perdidas por completo com um HD da artista. Assim, nasceu “Rodar o Deserto”, projeto de 2018, contemplado pelo Edital Elisabete Anderle na categoria Artes Visuais, do Governo do Estado de Santa Catarina/Fundação Catarinense de Cultura, no qual Letícia recupera o vídeo, que tinha uma versão disponível no Google Art Project, via Vimeo, e algumas imagens que ficaram em e-mails que enviou para outros artistas e amigos. Dessa forma, transformou esse conteúdo em uma série de prints screens, que resultaram no material gráfico, tanto publicação como os postais, e em uma exposição, que ocorreu em outubro do ano passado, na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma.

O vídeo “Austin ⇔ Paris: um ruído entre Jane e Travis (2009-2010)”, que deu origem ao trabalho, foi captado com dispositivo móvel (câmera de telefone celular) num trajeto rodoviário entre Austin e Paris no Texas, nos Estados Unidos. Na montagem, a artista se apropria de imagens e diálogos do longa-metragem “Paris, Texas”, de Wim Wenders (1984), que reflete a temática do “sonho americano”.

Letícia Cardoso é natural de Criciúma, graduada em Artes Plásticas na UDESC, mestre em Poéticas Visuais no Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da UFRGS e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da UDESC, onde é atualmente professora colaboradora de pintura. Fundou e coordenou o Arquipélago, espaço de arte contemporânea em Florianópolis, que funcionou entre 2008 e 2010. Trabalhou no Museu Victor Meirelles/IBRAM de 2013 a 2015.

Serviço:

O quê: Lançamento da publicação “Rodar o Deserto” e exibição do vídeo “Austin ⇔ Paris: um ruído entre Jane e Travis (2009-2010)”

Quando: 25/1, 19h

Onde: Casa Açoriana, R. Cônego Serpa, 30 - Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis

Quanto: Gratuito









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...