img



POLITICA

Ex-Senador Pedro Simon palestra sobre ética e momento político em São José

Publicado em 25/08/2017


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Ex-Senador Pedro Simon palestra sobre ética e momento político em São José



Evento faz parte do projeto Café de Ideias, que está em sua terceira edição e traz, mensalmente, importantes personalidades do Estado e do país para discutir política e temas afins. A entrada é gratuita

Aos 87 anos e com a experiência de 65 anos de vida pública, o ex-senador Pedro Simon (PMDB-RS) analisará a atual conjuntura brasileira na palestra “A ética na política e as perspectivas para o futuro” no próximo dia 14 de setembro, às 20h, no auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Kobrasol-Mundo Car.

 O político, que exerceu seu último mandato até fevereiro de 2015, é testemunha dos fatos mais revelantes da história recente do país. A partir de um panorama histórico, Simon descreverá a situação política do Brasil desde o primeiro governo Getúlio Vargas, nos anos 1930, até o afastamento da presidência de Dilma Roussef, a ascensão de Michel Temer, passando pelas administrações de Jânio Quadros, João Goulart, todas as fases do Regime Militar, sua participação nas “Diretas Já” e no Governo José Sarney, no impeachment de Fernando Collor e como líder do Governo Itamar Franco.

Promovida pelo Gabinete do Vereador Antônio Lemos em parceria com a Univali e o Fórum Cristão de Cidadania, a palestra de Pedro Simon faz parte do projeto Café de Ideias, que está em sua terceira edição e traz, mensalmente, importantes personalidades do Estado e do país para discutir política e temas afins. O evento  já contou, por exemplo, com a participação do professor e reitor da UNIARP, Adelcio Machado.

Filho de imigrantes libaneses, o advogado e professor Pedro Simon nasceu em Caxias do Sul (RS) em 31 de janeiro de 1930. Hoje com 86 anos – e  quase 60 de vida pública ininterrupta -, Pedro Simon começou sua atuação política no movimento estudantil, como dirigente de grêmios acadêmicos e presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Elegeu-se pela primeira vez em 1958 para vereador de sua cidade, exerceu quatro mandatos de deputado estadual (1962-1978) e foi eleito  senador da República pelo PMDB em 1978.

Pedro Simon também foi ministro da Agricultura  em 1985, no Governo Sarney, por indicação de Tancredo Neves, e governador do Rio Grande do Sul (1986-1990), sendo o único governador a reduzir a dívida do estado. Em 1989, foi novamente eleito senador, cumprindo quatro mandatos consecutivos até 31 de janeiro de 2015.

Entre suas realizações políticas destacam-se a organização do movimento de oposição ao Regime Militar;  a coordenação da campanha das “Diretas Já”, a luta pela anistia e a implantação do III Polo Petroquímico do Rio Grande do Sul. Como ministro, lançou o projeto de criação de cisternas para erradicar a seca crônica do Nordeste. Também foi articulador da aprovação do Plano Real.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade