8 de maio de 2026
#Colunista #Deia Sell

Dicas de cultura, arte, cinema, entre outras leituras para você, aqui na coluna!

 

EXPOSIÇÃO – A paisagem que moldou a infância da artista chapecoense Giovana Tartas serve de ponto de partida para a exposição “Antes de Voltar a Terra”, que abriu na quinta-feira, 7 de maio, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. Reunindo pinturas e cerâmicas inéditas, a mostra transforma memórias do cotidiano rural em uma investigação sobre território, trabalho e as tensões que atravessam a construção da paisagem. Pensada em colaboração com o curador Guilherme Brollo, a exposição revisita o interior do Norte do Rio Grande do Sul para explorar como afetos, disputas históricas e dinâmicas do capital moldam o campo brasileiro. A exposição, que marca a estreia individual de Giovana Tartas na Fundação Cultural Badesc, ocupará o Espaço Paulo Gaiad e poderá ser visitada até 25 de junho. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados, das 10h às 16h, na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro de Florianópolis. A entrada é gratuita.

Trabalho da artista Giovana Tartas que será apresentado na Fundação Cultural Badesc – Crédito Giovana Tartas

 

 

PROJETO – O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC) está realizando um amplo projeto de inventário, tratamento técnico e catalogação de seu acervo. A iniciativa tem o propósito de reorganizar, qualificar e ampliar o acesso já existente à memória coletiva e à identidade cultural do Estado, refletidas em registros de imagem, som e audiovisual. O projeto, que abrange cinco grandes coleções — Filmes, Som, Imagem, Equipamentos e Registros Textuais — é composto por etapas como identificação, higienização, catalogação, indexação e classificação dos registros que documentam, com rigor metodológico, a história e as artes relacionadas ao som, à imagem e ao audiovisual catarinenses e nacionais.

 

 

DIA DAS MÃES – Celebrar o Dia das Mães é valorizar quem sempre esteve presente com amor, cuidado e dedicação — e para tornar essa data ainda mais especial, o tradicional Freguesia Bar, junto ao charmoso Coffee Freguesia Bar, prepara uma experiência única em um dos cenários mais encantadores da ilha. Localizados em Santo Antônio de Lisboa — conhecido por sua atmosfera acolhedora, beleza histórica e um pôr do sol deslumbrante de Florianópolis. O almoço no Freguesia Bar promete encantar com um cardápio cuidadosamente elaborado, com destaque para os frutos do mar frescos, preparados com qualidade e sofisticação. E para completar a celebração, o convite se estende ao Coffee Freguesia Bar, ideal para um momento doce e acolhedor após o almoço — com cafés especiais, chás e delícias que tornam a experiência ainda mais memorável. Como forma de carinho, as mães serão recebidas com mimos especiais, reforçando a proposta de transformar o Dia das Mães em uma ocasião verdadeiramente inesquecível.

 

 

 

 

FAÇA COMO A LIAM FOODS E ANUNCIE NA COLUNA!

SEU ESPAÇO GANHARÁ MAIS VISIBILIDADE COM A SUA LOGOTIPO AQUI. FALE COMIGO VIA WHATSAPP: (48) 9 9162 1062

 

 

 

DOSHIRAKOREA – Florianópolis ganha um novo motivo para brindar, torcer e reunir amigos: o Combo Seoul do DoshiraKorea – um prato inspirado nos sabores vibrantes das ruas da Coreia do Sul. O Combo Seoul é daqueles pratos que despertam curiosidade logo no primeiro olhar e conquistam definitivamente na primeira mordida. Mais do que uma novidade no cardápio, o lançamento marca também um novo momento da casa, que já se organiza para receber o público durante a Copa com uma atmosfera acolhedora, descontraída e cheia de vibração. A ideia é simples — mas poderosa: criar um espaço onde amigos, colegas de trabalho e torcedores possam se reunir, brindar com um chopp geladíssimo e vibrar juntos a cada lance, a cada gol, a cada emoção. O DoshiraKorea convida o público a chegar, experimentar e se surpreender. Porque, às vezes, tudo o que a gente precisa é de boa companhia, um prato inesquecível e um motivo para comemorar.

 

 

ELAS NO COMANDO – O Absoluto Residence foi palco de um encontro que traduz o novo momento do mercado imobiliário da Grande Florianópolis: feminino, estratégico e altamente conectado. O Wine Dellas reuniu dezenas de mulheres que fazem o setor acontecer, tendo como anfitriãs impecáveis a corretora Flávia Araújo e a arquiteta Silvana Margarin, da Calliarquitetura.

 

 

TEATRO – Com temporadas lotadas em diversas cidades brasileiras e sessões esgotadas, com mais de 150 mil espectadores, ‘Prima Facie’ estará em cartaz em curta temporada nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2026, em Florianópolis, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura. Os ingressos estão à venda na plataforma diskingressos.com.br. Em cena, Débora vive a bem-sucedida advogada Tessa, que tem acusados de violência sexual entre seus clientes. Vinda de uma família pobre, ela batalhou e venceu no complexo mundo da advocacia. Ao mesmo tempo em que experimenta o sucesso, ela precisa encarar uma crise que a obriga a rever uma série de valores e princípios, além de refletir sobre o sistema judicial, a condição feminina e as relações conturbadas entre diversas esferas de poder. Devido ao êxito nos palcos, a autora Suzie Miler foi convidada para debater sobre o tema na última assembleia da ONU sobre o abuso de mulheres. Atualmente, ‘Prima Facie’ conta com montagens em cartaz nos palcos de países como Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Turquia, entre muitos outros.

 

 

POUSADA ESTALEIRO GUEST HOUSE – O Almoço de Dia das Mães na Pousada Estaleiro Guest House prepara um almoço que combina alta gastronomia, acolhimento e um cenário de rara beleza: a celebração acontece sob a imponente e centenária figueira da propriedade, um dos espaços mais emblemáticos do local. A proposta é proporcionar às famílias uma experiência sensorial completa, onde o contato com a natureza se alia à sofisticação da cozinha do Bistrô da pousada. Para a ocasião, o chef elaborou um menu sugestão que valoriza ingredientes selecionados e combinações contemporâneas. O almoço de Dia das Mães será servido preferencialmente mediante reserva, com valor de R$ 120,00 por pessoa.

 

 

EXPOSIÇÃO DA ANIMAKING – A exposição “Animaking – A Magia da Animação”, em cartaz no Centro Integrado de Cultura (CIC), ao longo do mês de maio, serão realizados encontros com profissionais do setor que abordarão temas como mercado nacional e internacional, criação, direção, animação e técnicas de stop motion, produção executiva, cenografia, dublagem, criação de vozes, trilha sonora, coordenação, direção de fotografia, montagem, entre outros. Além das palestras, a programação inclui, no dia 23 de maio, a exibição do longa “Minhocas”, dentro da programação do Cineclube – Mostra de Cinema Infantil, primeiro filme brasileiro em stop motion distribuído internacionalmente. Após a sessão, haverá bate-papo com a equipe de produção. A programação integra a exposição inédita “Animaking – A Magia da Animação”, que segue aberta ao público até 14 de junho.

Exposição no CIC – Foto Junior Somensi

 

 

PROJETO MOVIMENTO 60+  _ Dinâmicas e rodas de conversa sobre dança, além de apresentações do Ilha em Dança 60+, grupo referência em dança sênior no Brasil e formado por 16 integrantes com idades entre 53 e 85 anos, integram a programação gratuita do Projeto Movimento 60+, que será realizado na Grande Florianópolis. De acordo com o coreógrafo e professor de dança Ronaldo Rodrigues, que é responsável pelo projeto, as atividades, que já foram realizadas em São José, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz, buscam garantir a difusão do grupo de dança formado por pessoas idosas e incentivar outras pessoas dessa faixa etária a conhecer mais sobre o universo da dança. O primeiro encontro de maio será na sexta‑feira, dia 8, às 14h, no Clube 7 de Setembro, no Centro de Palhoça. Já no dia 14, as atividades acontecem às 14h no Núcleo de Integração Multicultural Popular Esportivo (Nimpe), da Universidade Federal de Santa Catarina, 193, no bairro Trindade. Mais informações sobre o Projeto Movimento 60+ podem ser acompanhadas no Instagram @ciaronaldorodrigues.

Projeto Movimento 60+ segue com apresentações gratuitas em maio – Crédito Sabrina Stahelin

 

 

CONVITE DA RED BULL – Stenio Ferreira, nome à frente da AMS Empreendimentos, esteve entre os convidados da Red Bull no Formula 1 Miami Grand Prix 2026. A etapa, que movimentou a cidade entre 1º e 3 de maio, foi palco não só de adrenalina na pista, mas também de conexões estratégicas em um dos ambientes mais disputados do calendário internacional.

 

 

A RESENHA SUBIU DE NÍVEL – A catarinense Baly Brasil, maior marca brasileira de energético, e a Coco Leve, líder no segmento de gelos para bebidas no país, fizeram uma parceria estratégica de marketing para lançar gelos saborizados inspirados no sabor icônico da Baly, com campanha estrelada pela socialite Narcisa Tamborindeguy. O projeto, que vem sendo desenvolvido há um ano, foi batizado de “A Resenha Subiu de Nível” e combina inovação de produto com storytelling de marca, com foco em transformar o consumo do “copão” em um ritual ainda mais  memorável. A meta comercial é de 3 milhões de unidades vendidas nos próximos meses, com objetivo de 350 mil gelos por mês, representando 5% do faturamento projetado da Coco Leve em 2026, após R$ 100 milhões registrados em 2025.

 

 

 

FAÇA COMO A SUPERA E ANUNCIE NA COLUNA!

SEU ESPAÇO GANHARÁ MAIS VISIBILIDADE COM A SUA LOGOTIPO AQUI. FALE COMIGO VIA WHATSAPP: (48) 9 9162 1062

 

 

 

APRESENTAÇÃO – Toda 1ª quarta-feira do mês, o Coral Serte apresenta-se no Lar dos Idosos e na sala de palestras do Centro Espírita Irmão Erastro, na Cachoeira do Bom Jesus. Foi uma linda noite musical sob a regência do maestro Eduardo Serafin. Participe do coral, maiores informações @coralserte

Coral Serte – Crédito André Sell

 

 

DAS RUAS PARA O PALCO – Dos encontros urbanos na estação de metrô São Bento e na Galeria 24 de Maio, no centro de São Paulo, surgiu um movimento legítimo articulado por jovens das periferias do Brasil, o Hip Hop que já havia consolidado seu ritmo, sonoridade e movimento. Resgatar essas origens e a história genuína dessa cultura é o objetivo da Batalha de Danças Urbanas do 15° Prêmio Desterro. Em sua quarta edição, a competição ocorre no dia 17 de maio, no Espaço Lindolf Bell, anexo ao Centro Integrado de Cultura (CIC). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente no local, a partir das 15h. A seletiva inicia às 17h15, seguida pela disputa final às 19h. Estão disponíveis apenas 50 vagas, e os participantes serão avaliados pelo corpo de jurados composto por Guga Castanho, Neguinha Soul e Vovô Uantpi.

Batalha de Danças Urbanas – Prêmio Desterro 2024 – Crédito Cleber Gomes

 

 

MINHA MÃE, MINHA CHEFE – No Mercadão de Coqueiros, em Florianópolis, existem mães que não celebram apenas com abraços e mensagens carinhosas, é que elas dividem o balcão, as decisões e a rotina de trabalho com os próprios filhos. Entre flores que chegam cedo e prateleiras cheias de cor, duas famílias mostram como a maternidade pode se transformar quando passa a fazer parte do expediente. O resultado é uma convivência intensa, cheia de descobertas e marcada por uma parceria que só existe quando afeto e responsabilidade caminham lado a lado e Sheila Valmira de Souza Hames vive essa mistura todos os dias. Florista, microempresária e mãe de três filhos, que trabalha com dois na floricultura da família, o terceiro filho atua numa mecânica. “Na floricultura, não vendemos apenas plantas, vendemos sentimentos e momentos especiais. Ela me ensinou que, mesmo quando estou cansado, o padrão de qualidade não pode cair”, salienta. Para Kaique, a parceria funciona porque ambos já sabem o que o outro precisa fazer e essa sintonia foi se criando na prática, resolvendo problemas conforme eles aparecem.

Henrique, Sheila e Kaique Hames, ao lado de Eva e Lucas de Souza compartilham histórias no Dia das Mães – Crédito Juliano Zanotelli

 

 

LUIZ MEIRA – Em maio, o Sexta Jazz AF terá o guitarrista e compositor Luiz Meira como convidado especial. O músico apresenta no palco do projeto o Especial Chico Buarque in Jazz, concerto que celebra o legado jazzístico de um dos maiores compositores do Brasil. Dia 15 de maio, às 20h, no Piso G2 do Villa Romana Shopping. A entrada é gratuita. Um trio formado por Edilson Forte no piano, Rodrigo Porciúncula na bateria e Tiê Pereira no baixo acompanhará Meira em uma imersão na obra de Chico, que mesmo enraizada na MPB, possui sofisticação melódica e harmônica que permite pontes com o universo do jazz.

Luiz Meira – Foto Luiz Daux

 

 

DESTAQUE – Em momento de troca e conteúdo, Cíntia Pereira, Dayane Titon Cardoso e a repórter Layane Serrano, da Exame, durante o evento realizado em Jurerê, Florianópolis, que reuniu mulheres para discutir tendências, comportamento e oportunidades no mercado.

Crédito: Francisco Choaire

 

 

LITERATURA – O primeiro livro de poesias de Janaína Ribeiro é o resultado de uma trajetória construída ao longo de anos de escrita e participação em coletâneas. Não por acaso, a obra marca a consolidação de um espaço de criação, resistência e expressão feminina da autora, que fará do lançamento, no dia 14 de maio, às 19h, na Livraria Édera, localizada na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, um momento para anunciar ao público uma obra que nasce para celebrar a alquimia das palavras e aproximar os leitores. A publicação se destaca por uma poesia de forte presença corporal, intensidade lírica e erotismo sutil. Com imagens sensoriais e simbolismo refinado, os textos transitam por elementos da natureza, mergulhos em águas profundas e travessias movidas pelo desejo. Temas como vida, morte, tempo e transcendência atravessam a obra, que convida o leitor a uma experiência sensível e introspectiva.

 

 

ACÚSTICO PARA O DIA DAS MÃES – O Floripa Shopping preparou uma homenagem especial para celebrar o Dia das Mães com música e aquele clima de pausa no meio da rotina. Neste sábado (09), o empreendimento recebe um acústico gratuito e aberto ao público. A apresentação traz a cantora Vitória Pedra, acompanhada por um quarteto de músicos, com piano, baixo, bateria e saxofone. A proposta é transformar a circulação pelo mall em uma experiência mais acolhedora, intimista e cheia de significado para mães, filhos e toda a família. Com repertório pensado para emocionar, o momento promete criar uma trilha sonora especial para quem estiver no shopping durante a tarde. A ação, que integra a programação para o Dia das Mães, começa às 16h e será no Piano Lounge, que fica no piso L2 do shopping. Uma oportunidade para passear, escolher o presente e ainda viver uma homenagem feita para embalar memórias em família.

 

 

CONEXÕES ESTRATÉGICAS – O CEO da Me2 Rentals, Eduardo Medeiros, participou nesta semana do GRI Fórum Litoral de SC 2026, um dos principais encontros do mercado imobiliário e de investimentos do país, realizado em Balneário Camboriú. O evento reuniu investidores, incorporadoras, fundos e executivos para debater o novo momento do litoral catarinense, hoje um dos mercados imobiliários mais valorizados e estratégicos do Brasil. Na foto, Eduardo Medeiros ao lado de Guilherme Carvalho, Head de Investimentos da Apex Partners, plataforma de investimentos e serviços financeiros com forte atuação nos mercados regionais brasileiros. Entre os temas discutidos no encontro estiveram inovação, rentabilidade, profissionalização do mercado imobiliário e as novas oportunidades ligadas ao setor de short stay em Florianópolis.

Eduardo Medeiros e Guilherme Carvalho – Foto Divulgação

 

 

 

REALISMO FANTÁSTICO NA ILHA DA MAGIA – A estreia do longa-metragem catarinense Edifício Bonfim, nesta quinta-feira (7), em Florianópolis, reuniu elenco e equipe do filme, além de realizadores renomados do audiovisual de Santa Catarina e do Brasil. Entre os artistas presentes estavam a atriz Gabi Petry, ganhadora do prêmio de Melhor Atriz pelo papel no filme, no Djanho Fantástico, festival de Curitiba que também elegeu Edifício Bonfim como Melhor Filme, e o ator Vinicius Wester, que veio a Florianópolis para acompanhar a estreia da premiada obra. As duas sessões realizadas no Paradigma CineArte foram de sala cheia e, ao longo das três histórias de realismo fantástico que a obra conta, o público aplaudiu entusiasmado. Edifício Bonfim, dirigido por Ligia Walper, fica em cartaz no Paradigma CineArte, na sessão das 11h25, e no CineSystem Villa Romana, na sessão das 13h30. O filme também está em cartaz em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Tocantins. Vale muito prestigiar a produção 100% manezinha!

Ligia Walper e Gabi Petry – Foto @mariaeduardafotos

 

 

 

A SUA LOGO PODE ESTAR AQUI!
FALE COMIGO VIA WHATSAPP: (48) 9 9162 1062

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas de cultura, arte, cinema, entre outras leituras para você, aqui na coluna!

Abrint faz teste com Wi-Fi em 6