Florianópolis anuncia fim do pagamento embarcado em dinheiro no transporte público
Com a medida, válida a partir de 05 de janeiro, município quer estimular principalmente a adoção do uso do cartão, com tarifa mais acessível e benefícios, além de tornar mais fluída a dinâmica de embarque fora dos terminais_
A Prefeitura de Florianópolis avança mais um passo na modernização do transporte coletivo ao definir o fim do pagamento em dinheiro nos casos de embarque fora dos terminais, medida que passa a valer no dia 5 de janeiro de 2026. A mudança integra um conjunto de ações que buscam aprimorar o acesso, reduzir tempo de embarque e estimular a adoção do uso do cartão de transporte, na modalidade que melhor contemple o usuário, com um valor de tarifa mais acessível e acesso a benefícios como a integração.
O processo de transição será acompanhado de ampla comunicação em todos os veículos em operação e redes sociais ao longo de todo o mês de dezembro, garantindo que os cidadãos estejam cientes da mudança. Atualmente, somente uma parcela pequena, de cerca de 8% dos passageiros, ainda opta pelo uso do dinheiro para acesso cotidiano ao longo do ano.
“Florianópolis tem uma série de facilidades que trazem maior comodidade ao usuário, dispensando o pagamento em dinheiro. São alternativas, em sua maior parte, mais baratas e que garantem a integração no sistema, que vem sendo ampliadas nos últimos meses. Com o pagamento em dinheiro isso se perde. Essa é uma forma de pagamento que já deixou de ser aceita, inclusive, em várias outras capitais e grandes cidades do país”, explica o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne.
O pagamento em espécie continuará sendo aceito somente nas bilheterias dos terminais.
*Transição do pagamento – Formas de acesso disponíveis*
*Cartões de Transporte/Passe Rápido*
Entre as opções disponíveis estão: Cartão Cidadão (para moradores) Cartão Estudante (social, com gratuidade e normal, com redução no preço), Cartão Turista, Cartões Especiais (para pessoas com direito a algum tipo de gratuidade específica, como idosos ou portadores de deficiência), e Cartão Vale-Transporte (voltado para empresas e trabalhadores). Todas as modalidades possuem tarifa mais em conta do que a integral cobrada quando do pagamento em dinheiro.
Para emitir ou solicitar o cartão, deve-se comparecer presencialmente à sede do Passe Rápido localizada ao lado do TICEN, na Av. Paulo Fontes, 701, Centro, das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento, levando documento de identidade e comprovante de residência; ou documentação específica conforme a modalidade. Todos os itens exigidos podem ser conferidos no site www.consorciofenix.com.br/passe-rapido. A emissão da primeira via do cartão é gratuita.
A recarga dos cartões pode ser feita via aplicativo Floripa no Ponto, nos novos equipamentos de autoatendimento nos terminais, com pagamento via pix, ou ainda, nas bilheterias dos terminais.
*Ponto de Autoatendimento PIX* – Solução disponibilizada recentemente, o equipamento oferece recarga mais rápida e prática dos cartões, bastando aproximar o cartão do leitor e seguir os passos para recarga através do PIX. O equipamento está disponível no Ticen, mas será instalado nos demais terminais ainda neste mês. Com a recarga facilitada, o usuário garante o acesso com tarifa mais acessível do Passe Rápido e tem o direito a integração.
*Catraca Pix* – Instalada em todos os terminais da cidade. O sistema permite que o usuário se aproxime da catraca, leia um QR Code, faça o pagamento direto no aplicativo do banco e, após aprovação, tenha o acesso liberado. Nesta modalidade, não ocorre integração por se tratar de uma passagem avulsa.
*Ticket unitário* – Disponível para compra através do aplicativo Floripa no Ponto, serve para acessos diretos nos ônibus aos usuários que estiverem sem cartão em mãos. O uso é único e nesta modalidade não há integração. O ticket é válido por 1 hora a partir do horário de compra. Se expirar, pode ser solicitada a reemissão em até 30 dias. Cabe destacar que é indicada a compra antes do embarque para não depender da rede de dados no momento do acesso.
*Novo Cartão Turista*
Para esta temporada de verão, está sendo preparado ainda o novo cartão turista, cartão já existente, mas modernizado, com o objetivo de ampliar o uso pelos visitantes. Os novos modelos vão trazer fotografias de pontos turísticos e manifestações culturais da Capital, além de venda descentralizada, podendo ser adquiridos em diferentes pontos do município. A mudança deve aproximar a disponibilidade do item da demanda observada ao longo dos itinerários dos visitantes, com possibilidade de compra nos Centros de Atendimento ao Turista e outros estabelecimentos. Mais detalhes devem ser comunicados em breve.









