img

Florianópolis, 26/04/2024




ESPORTES

World Cup of Surfing começa com grandes ondas em Sunset Beach

Publicado em 30/11/2015


Masurel / WSL
World Cup of Surfing começa com grandes ondas em Sunset Beach

Willian Cardoso (SC)




Finalmente entrou o primeiro grande swell da temporada na ilha de Oahu para dar a largada na Vans World Cup of Surfing em ondas de 8-10 pés no sábado em Sunset Beach.

Além das dezesseis baterias da rodada inicial, foram disputadas as duas primeiras da segunda fase e dois surfistas que estavam bem próximos da zona de classificação para o CT acabaram eliminados, o cearense Michael Rodrigues e o australiano Wade Carmichael, que venceu a primeira etapa da Tríplice Coroa Havaiana em Haleiwa Beach.

A batalha final pelas três últimas vagas na lista dos dez indicados pelo ranking do Qualifying Series para a elite dos top-34 da World Surf League, será travada em praticamente todas as baterias da segunda fase, que vai prosseguir no domingo também com grandes ondas em Sunset Beach.

A Vans World Cup of Surfing começou com quarenta surfistas tendo chances matemáticas de superar os 19.300 pontos do último colocado no G-10 do QS, o australiano Connor O´Leary. Onze deles competiram no sábado e apenas cinco continuam na briga, o japonês Hiroto Ohhara (31.o no ranking) que já avançou para a rodada de estreia dos principais cabeças de chave da competição, o argentino Santiago Muniz (46.o) e o baiano Bino Lopes (48.o) que estrearam com vitórias na primeira fase, o australiano Mitch Crews (52.o) e o português Vasco Ribeiro (54.o).

Entre os seis que já adiaram o sonho de entrar na divisão de elite da World Surf League, além do australiano Wade Carmichael (12.o no ranking) que estava na porta de entrada do G-10 e do cearense Michael Rodrigues (15.o), estão o havaiano Tanner Hendrickson (28.o), o neozelandês Billy Stairmand (45.o), o taitiano Mateia Hiquily (47.o) e Charles Martin (56.o), da Ilha Guadalupe. O australiano Connor O´Leary vai começar a defender a última vaga no G-10 na 15.a e penúltima bateria da segunda fase, contra o norte-americano Evan Geiselman que tem chances de supera-lo, o peruano Miguel Tudela e o havaiano Olamana Eleogram. 

Na disputa seguinte, que vale as duas últimas vagas para a rodada de estreia dos principais cabeças de chave da Vans World Cup of Surfing, três brasileiros que têm chances de entrar no CT, Tomas Hermes, Deivid Silva e Bino Lopes, enfrentam o havaiano Elijah Gates. Entre os 144 participantes da etapa que fecha o WSL Qualifying Series 2015 em Sunset Beach, vinte são do Brasil e a América do Sul também está sendo bem representada por um surfista da Argentina, um do Peru e um do Uruguai, com os três estreando com vitórias no sábado.

CHANCES DO BRASIL

Os cinco estão nas baterias da segunda fase que vão abrir o domingo que promete ser de ondas ainda maiores do que no sábado em Sunset Beach. Só que três deles estão juntos no confronto que vai fechar esta segunda rodada da Vans World Cup e apenas dois se classificam, o paulista Deivid Silva, o catarinense Tomas Hermes e o baiano Bino Lopes, além do havaiano Elijah Gates. Os outros são os paulistas Jessé Mendes que vai estrear na terceira bateria do domingo e Hizunomê Bettero, que entra na quinta junto com o recordista de nota, Marco Giorgi, o francês Joan Duru que também está na briga por vaga no G-10 e o veterano havaiano Sunny Garcia. 

Os classificados da segunda fase irão enfrentar as grandes estrelas da Vans World Cup of Surfing na terceira rodada da competição. Na lista dos 32 cabeças de chave que vão estrear já disputando classificação para as oitavas de final, estão seis dos sete integrantes da "seleção brasileira" do CT, o campeão mundial Gabriel Medina, Adriano de Souza, Italo Ferreira, Wiggolly Dantas, Jadson André e Miguel Pupo, além de duas novidades no time de 2016, Caio Ibelli e Alex Ribeiro. A única ausência é Filipe Toledo, que foi vice-campeão na etapa que abriu a Tríplice Coroa Havaiana e preferiu só voltar a competir na decisão do título mundial da temporada, o Bllabong Pipe Masters que começa no dia 8 de dezembro em Banzai Pipeline.

TÍTULO MUNDIAL

Além de Filipe, o único dos seis candidatos ao título que não vai participar do QS 10000 de Sunset Beach é Owen Wright. Já os também australianos Mick Fanning e Julian Wilson estão entre os cabeças de chave da terceira fase da World Cup of Surfing, assim como Adriano de Souza e Gabriel Medina. Os outros dois australianos que têm suas vagas no G-10 ameaçadas, também fazem parte da lista dos 32 cabeças de chave e vão estrear junto com concorrentes ao caneco de campeão mundial da World Surf League. Davey Cathels está na 13.a bateria com Julian Wilson e Ryan Callinan na 16.a e última com Gabriel Medina.

PRIMEIRA FASE DA VANS WORLD CUP OF SURFING EM SUNSET BEACH:
-----------3.o=97.o lugar com 200 pontos / 4.o=113.o lugar com 180 pontos:
1.a: 1-Frederico Morais (PRT), 2-Seth Moniz (HAV), 3-Koa Smith (HAV), 4-Tiago Pires (PRT)
2.a: 1-Benji Brand (HAV), 2-Charles Martin (GLP), 3-Nomme Mignot (FRA), 4-Timothee Bisso (GLP)
3.a: 1-Willian Cardoso (BRA), 2-Kekoa Cazimero (HAV), 3-Alex Smith (HAV), 4-Medi Veminardi (REU)
4.a: 1-Kaito Kino (HAV), 2-Evan Valiere (HAV), 3-Tim Reyes (EUA), 4-Granger Larsen (HAV)
5.a: 1-Thomas Woods (AUS), 2-Aritz Aranburu (ESP), 3-Dylan Goodale (HAV), 4-Kaimana Jaquias (HAV)
6.a: 1-Gony Zubizarreta (ESP), 2-Mason Ho (HAV), 3-Myles Padaca (HAV), 4-Kiron Jabour (HAV)
7.a: 1-Marco Giorgi (URY), 2-Beyrick De Vries (AFR), 3-Michael Wright (AUS), 4-Luke Shepardson (HAV)
8.a: 1-Marc Lacomare (FRA), 2-Sunny Garcia (HAV), 3-Imaikalani Devault (HAV), 4-Ramzi Boukhiam (MAR)
9.a: 1-Yadin Nicol (AUS), 2-Kevin Sullivan (HAV), 3-Gavin Gillette (HAV), 4-Tom Whitaker (AUS)
10: 1-Michael Dunphy (EUA), 2-Thiago Camarão (BRA), 3-Mikey Bruneau (HAV), 4-Joshua Moniz (HAV)
11: 1-Santiago Muniz (ARG), 2-Jamie O´Brien (HAV), 3-Ian Gouveia (BRA), 4-Luel Felipe (BRA)
12: 1-Leonardo Fioravanti (ITA), 2-Mitch Crews (AUS), 3-Billy Kemper (HAV), 4-Ian Gentil (HAV)
13: 1-Joel Centeio (HAV), 2-Nathan Hedge (AUS), 3-Isaiah Moniz (HAV), 4-Marco Fernandez (BRA)
14: 1-Makai McNamara (HAV), 2-Vasco Ribeiro (PRT), 3-Mateia Hiquily (TAH), 4-Kalani David (HAV)
15: 1-Miguel Tudela (PER), 2-Elijah Gates (HAV), 3-Billy Stairmand (NZL), 4-Michael February (AFR)
16: 1-Bino Lopes (BRA), 2-Olamana Eleogram (HAV), 3-Hank Gaskell (HAV), 4-David do Carmo (BRA)









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade