Publicado em 26/10/2011
Voluntários do Grupo Interinstitucional sobre Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos para Florianópolis (GIRS) visitaram o comércio da região central da Capital, conversaram com as pessoas responsáveis pelo lixo do estabelecimento e entregaram material informativo sobre a forma correta de embalagem e depósito dos materiais descartados. A ação integra a segunda edição do projeto ‘Recicla Bem Floripa, Centro Histórico’, coordenado pela CDL de Florianópolis e a ONG FloripAmanhã, com o apoio da Prefeitura Municipal.
Quem transitou pelo Centro também pôde observar uma exposição de produtos artesanais e industrializados confeccionados com materiais reciclados. Glória Clarice Martins, coordenadora de educação ambiental da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), explica que a mostra busca conscientizar as pessoas sobre a importância econômica, social e ambiental da reciclagem.
“O material reutilizável recolhido em Florianópolis é doado para associações de catadores, que vendem e sustentam suas famílias com esta renda. Isso mostra que a reciclagem gera emprego, além de minimizar os prejuízos ambientais e financeiros causados pelo lixo”, ressalta. Cerca de 800 toneladas de resíduos reciclados são coletadas por mês na Capital – no Centro da cidade são aproximadamente 160 toneladas, segundo informações da Comcap.
Hélio Leite, gestor de negócios da CDL de Florianópolis, participou desde a manhã da ação e avaliou o resultado como positivo. “Desde a primeira edição do Recicla Bem Floripa já houve uma melhoria na separação e destinação adequada do lixo pelos lojistas. Confiamos que daqui para frente o volume de produtos reciclados coletados no Centro aumentará, pois agora todos os comerciantes da área central estão devidamente orientados”, assinala. Ele acrescenta que a ideia é expandir a campanha para outras regiões de Florianópolis. “Esse foi um projeto piloto que pretendemos implantar em todo o município”, observa.
Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!
Abra o APP de seu banco.