Publicado em 05/08/2011
Em Santa Catarina, a população desta faixa etária totaliza 499.305. “Nosso objetivo é vacinar no mínimo 95% do público alvo, o que corresponde a 474.340 crianças recebendo a dose da Tríplice Viral em todos os municípios. O dia D será no sábado (13 de agosto)”, explica Luis Antônio Silva, diretor Estadual de Vigilância Epidemiológica. As campanhas de vacinação contra o sarampo são atividades realizadas periodicamente e de forma indiscriminada, com o objetivo de resgatar e vacinar crianças que não responderam bem às doses anteriores, ou que ainda não foram vacinadas.
Esta estratégia tem tido impacto importante na redução das ocorrências e das mortes dessa doença no estado e no Brasil. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das erupções cutâneas e mais quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina contra o sarampo é a única medida preventiva e segura. A primeira dose deve ser aplicada aos 12 meses de vida, e o reforço entre quatro a seis anos de idade.
Todas as mulheres até 49 anos devem ter uma dose da vacina e os homens até 39 anos também devem ser vacinados, independente de história pregressa da doença. O Japão, a Alemanha, alguns países da África e da Ásia, não apresentam uma cobertura vacinal eficaz contra o sarampo. Por isso, recomenda-se que os profissionais da área de turismo e os viajantes residentes no Brasil com destino a países que não sejam das Américas, procurem um posto de saúde pelo menos 15 dias antes da viagem para a vacinação.
Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!
Abra o APP de seu banco.
Santa Catarina se prepara para receber lÃderes dos Estados do Sul e Sudeste na reunião do COSUD |