Publicado em 22/06/2011
O desfecho da noite será com a pré-estreia do documentário Ele era um menino feliz - O Menino Maluquinho, 30 anos depois, de Caio Tozzi e Pedro Ferrarini, sobre o personagem do livro de Ziraldo, lançado em 1980, e que vendeu mais de 2,5 milhões de exemplares.
Durante a abertura, haverá o lançamento da Caixa de DVDs com 33 curtas-metragens brasileiros e do canal exclusivo para a Infância no sitewww.filmesquevoam.com.br, onde os filmes estão legalmente autorizados para exibição pública e poderão ser baixados gratuitamente. A Secretária do Audiovisual, Ana Paula Dourado Santana, participa de sessões de estréias de filmes e do fórum político.
No dia seguinte, a Mostra segue para o Teatro Pedro Ivo, na SC-401. Lá serão realizadas as sessões de cinema. Aos sábados e domingos, haverá o Palquinho da Mostra, com apresentações artísticas nos finais de tarde. Além disso, as crianças poderão frequentar a biblioteca da Barca dos Livros, uma videoteca, e um café. No segundo e terceiro final de semana, haverá oficinas.
De segunda a sexta, acontecem as sessões escolas gratuitas para a rede pública, particular e abertas ao público. A expectiva é de que o público total seja de 30 mil crianças e adultos, incluindo as Mostras Itinerantes pela Grande Florianópolis e interior do Estado. A Mostra ocorre de 23 de junho a 10 de julho. O encerramento será com o show Música de Brinquedo, com o Pato Fu, às 17h, no Teatro Pedro Ivo.
HOMENAGEM
A homenagem a Ziraldo terá celebração especial no sábado dia 25, às 14h, quando ele assiste a sessão de pré-estreia nacional de Uma Professora Muito Maluquinha, baseado no livro do escritor mineiro, e dirigido por André Pinto e César Rodrigues, e com Paola Oliveira no papel principal. O filme narra as aventuras e desventuras de uma professora nada convencional. Ao começar a lecionar numa escola, seu comportamento avançado vai incomodar professoras tradicionais.
Para a Mostra Competitiva de Curtas deste ano, foram selecionados 77 filmes de todo Brasil. São 50 animações, 24 ficções e três documentáriosvoltados para a infância produzidos em 2010 e 2011. Entre eles, há duas coproduções internacionais: Uma coisa nova para Olli (Brasil/Inglaterra) e O Caminho das Gaivotas (Brasil/Cuba), que também terá estreia nacional em Florianópolis.
Os curtas concorrem a prêmios oferecidos pelo festival em parceria com a TV Brasil, no valor de R$ 5 mil para cada categoria: Melhor Filme de Animação, Melhor Filme de Ficção, Prêmio Especial (indicado pelas crianças) e Júri Popular. A Mostra é um canal de distribuição via Programadora Brasil e Projeto Curta o Curta, além de divulgar e encaminhar a produção para outros festivais, cineclubes e escolas brasileiras.
A Mostra tem o patrocínio da Eletrobras, Petrobras e Tractebel Energia por meio do Ministério da Cultura, e do Funcultural do Governo do Estado de Santa Catarina.
O quê: Abertura da 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
Quando: Quinta (23), às 19h.
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho. Rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis.
Quanto: Gratuito.