img

GERAL

Novociclo Ambiental representa o Brasil na COP-16

Publicado em 30/11/2010





Nesta terça, 29, a Novociclo Ambiental, de Florianópolis, representou o Brasil na 16? Confer?ncia das Partes das Naç?es Unidas sobre Mudança Climática (COP - 16). O evento, que acontece em Cancun, no México, até dia 10 de dezembro, tem entre seus palestrantes Gustavo Abdalla, diretor da Novociclo Ambiental. A palestra tem o apoio do Instituto Lixo Zero Brasil.

Abdalla fez uma apresentação sobre o que seria a economia em um mundo sem lixo e as iniciativas do projeto Lixo Zero em Santa Catarina. Vai falar sobre as vantagens de uma sociedade que dá o destino correto aos resíduos gerados no consumo e na produção. Depois de expor o cenário atual relacionado ao lixo, Abdalla mostra como seria possível uma cadeia produtiva baseada no reaproveitamento dos resíduos e quais os principais prejuízos do modelo de gestão atual do lixo, que envolvem questões sociais, ambientais e econômicas.

A partir daí, ele explicou os princípios do Lixo Zero e como o desenvolvimento desse novo modelo pode ser sustentável. Mostrou, ainda, o case do Espaço Recicle, iniciativa da Novociclo instalada no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, que recolhe resíduos reaproveitáveis da população da região. Atualmente, o Espaço recolhe 15 toneladas mensais de material, com o engajamento de 6 mil pessoas.

Segundo Rodrigo Sabatini, presidente da Novociclo, o sucesso da iniciativa do Espaço Recicle e do projeto Lixo Zero como um todo está diretamente relacionado à educação da população, que separa voluntariamente os resíduos e os encaminha de forma correta. “A gente vem recebendo uma boa resposta de nossa população, que tem demonstrado uma consciência ambiental bastante desenvolvida. Nosso objetivo é trabalhar para que este tipo de atitude responsável se estenda a todos os habitantes do município, do estado e - por que não? - do país”.

Santa Catarina já é apontada como Estado de ponta em pesquisas e projetos ligados ao conceito Lixo Zero. Durante a 7ª Conferência Internacional Lixo Zero, realizada em Florianópolis no final de outubro, foi reconhecida como liderança mundial no movimento, principalmente por este trabalho envolvendo a mudança de comportamento e a consciência individual.

O conceito Lixo Zero defende o reaproveitamento, de forma prática e eficiente, da grande maioria dos materiais que usualmente são descartados no lixo comum, como embalagens de papel, plástico, tetrapak, latas de alumínio, garrafas, óleo de cozinha, entre outros, e o destino correto dos que não podem ser totalmente reaproveitados, como baterias e lâmpadas fluorescentes, até que o lixo propriamente dito, seja quase nulo.









Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Cidades


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade