img



GERAL

Turismo e Unidades de Conserva??o ? tema de semin?rio no Estado

Publicado em 05/11/2010





A associa??o entre turismo e natureza, no Estado de Santa Catarina, foi tema do semin?rio de Turismo Respons?vel, realizado nesta sexta-feira (05) em Penha. Organizado pela Associa??o dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADBV/SC), o evento teve patroc?nio na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Funturismo.

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, falou sobre a natureza como alavanca do turismo em Santa Catarina, pontuando as dez Unidades de Conservação no Estado, que correspondem a 6% do território catarinense e têm potencial para serem visitadas turisticamente, de forma responsável e levando em consideração a legislação vigente, as comunidades do entorno e o meio natural. Walendowsky destacou a importância da interação entre Estado, iniciativa privada e sociedade civil: “todos os atores alinhados pelo equilíbrio da coesão econômica, social, cultural, ambiental e política com visão de longo prazo”.

Para o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte os parques são importantes atrativos para minimizar a sazonalidade do turismo em Santa Catarina. O diretor de Unidades de Conservação de Proteção Integral do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Turismo, Ricardo Soavinski, falou sobre projetos nacionais para as Unidades de Conservação, apresentando ao público do evento a situação atual de diversos Parques Nacionais, entre eles o Parque Nacional do Iguaçu/PR, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos/BA, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noranha/PE etc.

“Temos vários parques bem estruturados no país, e existe uma demanda de turismo crescente. Este é um tema muito atual”, ressaltou. Durante o evento foi apresentado o diagnóstico das Unidades de Conservação de Santa Catarina, com os atrativos e as potencialidades de cada parque, pelo Comitê de Execução de Políticas Públicas das Unidades de Conservação do Estado, criado há um ano com o objetivo de definir uma estratégia geral de valorização do espaço protegido catarinense, como fator de desenvolvimento regional, a partir de um turismo qualificado. Ainda durante a realização do seminário, o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Luiz Peoraro, apresentou um case do parque.









Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Agenda cultural


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade