Publicado em 11/12/2024
Terapia na água é eficaz
As aulas para autistas são oferecidas pela equipe formada pela Professora Franciane Temochko, a professora Elisandra Ferrari e Cláudia Benedet, que é a coordenadora do projeto. Cada aluno tem aula uma vez por semana, nas terças-feiras às 11h, ou nas sextas-feiras às 12h ou 16:30h, e participa acompanhado de um responsável na piscina. As atividades incluem motivações físicas e estímulos sensoriais. “A ideia é ajudar na adaptação ao meio aquático, social e motor, entre outros benefícios”, explica Cláudia Benedet.
Para Josiane Félix de Souza, mãe da aluna Isadora Félix Travascky, de 13 anos e autismo nível de suporte 1, a natação é uma das únicas terapias que a adolescente, que frequenta as aulas a três meses, se adaptou e não tem crises durante o processo, e comemora: “A Isa consegue fazer todas as atividades proporcionadas a ela”.
Já o veterano Tiago da Rosa Stolf, de 9 anos e grau de suporte 1, que frequenta a natação há dois anos, evoluiu e ganhou desenvoltura para agir na água, conquistou mais equilíbrio, foco e alegria durante as aulas, segundo as observações de sua mãe, Vilma Rosa Stolf, que conta: “No início, nós pagávamos as mensalidades das aulas do Tiago, depois com o auxílio do clube e do projeto, conseguimos a bonificação de 100% e ele frequenta as aulas gratuitas”.
“Trata-se de um grande aprendizado imergir nesse universo tão especial, rico e intenso que é o cotidiano de um autista e poder contribuir de alguma forma para o desenvolvimento destes alunos”, defende Franciane Temochko professora dos alunos especiais.
O futuro do projeto
Com recesso de final de ano, as aulas de natação para autistas encerram em dezembro e retornam dia 03 de fevereiro de 2025 no Lira Tênis Clube. Até que possa participar de novos editais públicos para garantir 100% das vagas gratuitas, o Lira vai oferecer descontos especiais para manter seus alunos nas aulas e, dependendo da renda familiar, o próprio clube vai manter a gratuidade do aluno.