Publicado em 29/10/2024
Entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, Brasília será palco do 34º Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu (34ºCBKW), organizado pela Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW). Considerado um dos principais eventos do calendário nacional de artes marciais, a competição reunirá atletas de várias partes do país para apresentações de alto nível.
De acordo com a Federação de Kung Fu de Santa Catarina, o Estado será representado por 51 atletas, que com muita dedicação e esforço, buscarão se destacar na disputa e elevar o nome de Santa Catarina no cenário do kungfu nacional e internacional.
Na arte marcial chinesa temos competições diversas da modalidade, uma delas é a competição chamada Wushu Tradicional, que combina movimentos dinâmicos com técnicas de combate. Durante as competições, os praticantes demonstram habilidades por meio de rotinas de formas (também conhecidas como "taolu"), que incluem uma sequência de movimentos que destacam a precisão, força, agilidade e controle. Teremos a oportunidade de ver os atletas de diversas idades e níveis de habilidade competindo em Wushu Tradicional. Os participantes serão avaliados por juízes especializados, que considerarão a técnica, a apresentação e a expressão pessoal nas apresentações.
Diretamente de São José, na Grande Florianópolis, partirão 8 atletas. Todos membros da escola Choy Lay Fut, de Kung Fu. A frente desse time está o SIFU Rafael Gusmão, penta campeão catarinense na modalidade - e há 20 anos mestre da escola. O estilo CHOY LAY FUT (estilo dos 5 animais - Tigre, Garça, Pantera, Serpente e Dragão) é um dos mais difundidos e praticados em todo o mundo.
O 34º Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu é classificatório para o Campeonato Mundial de Wushu, evento internacional mais importante da modalidade e que será realizado pela primeira vez no Brasil, no ano que vem.
Arte milenar
O Kung Fu, também conhecido como wushu, é uma arte marcial tradicional chinesa que se popularizou mundialmente. Compreendendo tanto métodos de combate quanto o "taolu" — rotinas coreografadas de golpes —, o wushu abrange uma vasta gama de técnicas marciais, como socos, chutes, quedas e o uso de armas como bastões e espadas. Em competições, essas rotinas são julgadas por um painel de árbitros que avaliam a qualidade técnica, a performance e a dificuldade dos movimentos.
Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!
Abra o APP de seu banco.