img


Florianópolis, 26 de novembro de 2024



VARIEDADES

Homenagem encerra o FALA São Chico 2024

Publicado em 18/06/2024


Divulgação
Homenagem encerra o FALA São Chico 2024

Esta edição fará uma homenagem especial para o idealizador dos festivais da Panvision, Antonio Celso dos Santos, falecido no ano passado




O filme convidado Trilhos Históricos II: Ferrovia Dona Francisca, dirigido por Antonio Celso dos Santos fecha a terceira edição do Festival no próximo sábado, dia 22 

O encerramento do 3° Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2024 será de uma forma muito especial. Após a cerimônia de premiação, no sábado (22) às 19h30, no Cine Teatro X de Novembro, serão exibidos O Primeiro Telefone da Cidade, de Marina Simioli, e Trilhos Históricos II: Ferrovia Dona Francisca, de Antonio Celso dos Santos, idealizador da Associação Cultural Panvision, que faleceu no ano passado, sendo esta a primeira grande homenagem a ele nos festivais da Panvision.

Trilhos Históricos II: Ferrovia Dona Francisca (52’), de Antonio Celso dos Santos, realizado em 2015 e exibido agora para celebrar sua memória. O filme traz a história social, cultural e econômica da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande - tronco São Francisco do Sul a Mafra, parte da formação do planalto norte de Santa Catarina, e as memórias que envolvem a locomotiva Maria Fumaça. É parte de um projeto iniciado em 2010, para contar a história dos trilhos de trem em Santa Catarina. 

Tendo São Francisco do Sul como um dos pontos de entrevistas de pesquisadores e ex-ferroviários, que destacam o quão importante a ferrovia foi e ainda é para a Cidade que é o terceiro território mais antigo do Brasil, o documentário de 52 min percorre os trilhos históricos da Ferrovia Dona Francisca.

Celso teve uma vida dedicada ao Cinema. Ao lado da esposa Denise Naccari, criou o Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, um dos maiores festivais voltados ao cinema latino-americano, e a Associação Cultural Panvision, também realizadora do FALA.

“Celebramos um artista, um profissional muito criativo, e sua jornada incompleta e ao mesmo tempo permanente a ponto de seguir além do seu tempo na terra. A obra audiovisual tem essa capacidade incrível de nos fazer reconectar e revalorizar mais uma vez a experiência que estava sendo contada. Fazemos essa homenagem ao Celso com a obra que ele realizou, pouco distribuiu e que foi feita em grande parte em São Francisco do Sul. Foi um momento de redescoberta para a cidade, agora o filme chega ao FALA e permanece na cidade”, conta a diretora de Programação do FALA, Marilha Naccari, filha de Celso.

O FALA São Chico 2024 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura. Tem parceria das empresas especializadas em audiovisual DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika e Naymovie. Apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e da Fundação Cultural Ilha de São Francisco e Associação Empresarial São Francisco do Sul. Com o apoio da Wana e Full Port e o patrocínio do Grupo Krona e Condor Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

 

II Curta Jacarehy

Em breve

 

III FALA São Chico

19 a 22 de junho de 2024

 

28º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2024

De 05 a 11 de setembro de 2024












Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade