img

Florianópolis, 30/04/2024




COMUNIDADE

Neurologista desvenda mitos sobre epilepsia e destaca medidas preventivas para gerenciar a condição de forma eficaz

Publicado em 16/04/2024


Divulgação
Neurologista desvenda mitos sobre epilepsia e destaca medidas preventivas para gerenciar a condição de forma eficaz



O médico desmente estigmas e desinformações, enfatizando a importância da aderência ao tratamento prescrito, a adoção de um estilo de vida saudável e a regulação do sono

Aproximadamente três milhões de brasileiros são afetados pela epilepsia, essa doença neurológica, que ainda é cercada por diversos mitos que influenciam a percepção das pessoas. Para elucidar e discutir os principais mitos e estigmas associados à epilepsia que persistem na sociedade, o neurologista e professor do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Pedro Roriz, destaca os desafios e necessidades que os pacientes enfrentam no seu cotidiano.

Os principais desafios estão relacionados a estigmas e desinformação. "A epilepsia ainda é cercada por estigma e mitos. Muitas pessoas não entendem a condição e podem ter medo ou preconceito em relação aos pacientes. Isso pode dificultar o acesso a serviços de saúde e apoio. Outro grande problema é o acesso a medicamentos. Garantir o acesso contínuo a medicamentos antiepilépticos é essencial para o controle das crises. O acesso a especialistas também é um problema frequente. O tratamento multidisciplinar envolve neurologistas, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde", afirma Roriz.

Mitos

Segundo o neurologista, existem muitos mitos e informações erradas que contribuem para o preconceito e estigma em relação aos pacientes com epilepsia. "O primeiro é que a doença é contagiosa ou hereditária. A epilepsia não é contagiosa e não é transmitida de pessoa para pessoa. Além disso, nem todos os casos têm base genética. Um segundo equívoco é pensar que as pessoas com epilepsia não podem dirigir ou trabalhar, mas sabemos que com tratamento adequado e controle das crises, muitas pessoas com epilepsia podem dirigir e trabalhar normalmente. As restrições variam conforme o país e a legislação local. Outro mito é considerar a epilepsia com uma sentença de incapacidade. Entretanto, com tratamento adequado, muitas pessoas com epilepsia levam uma vida plena e produtiva. O estigma deve ser combatido para que todos tenham oportunidades iguais. Para combater esses mitos e estigmas, é essencial educar a sociedade sobre a epilepsia, promover a conscientização e inclusão", complementa o neurologista.

Causas e diagnóstico da Epilepsia

Roriz também acrescenta que as causas mais comuns de epilepsia são traumatismo craniano, histórico familiar, infecções, como meningite, e doenças neurológicas, como a Síndrome de West. O diagnóstico de epilepsia é clínico e baseado na avaliação dos sintomas e exames complementares. "Se você ou alguém próximo apresentar sintomas sugestivos, consulte um neurologista para avaliação adequada. Alguns exames e procedimentos que podem ajudar no diagnóstico são: eletroencefalograma (EEG), que registra a atividade elétrica do cérebro; tomografia e ressonância magnética, que avaliam alterações cerebrais; e filmagem das crises. Gravar as crises com o celular ajuda a identificar o tipo de episódio e o tratamento adequado", frisa o médico.

Tratamento

O neurologista explica que o tratamento para epilepsia visa diminuir a frequência e a intensidade das crises epilépticas. "Algumas opções de tratamento disponíveis incluem o uso de medicamentos anticonvulsivantes. Geralmente, o uso desses medicamentos é a primeira opção de tratamento, e muitos pacientes conseguem controlar as crises apenas com a ingestão diária desses medicamentos", destaca.

"Outra opção é a estimulação do nervo vago, uma técnica que pode ser utilizada como substituto ou complemento ao tratamento medicamentoso. Um pequeno dispositivo, semelhante a um marcapasso, é implantado sob a pele no peito e conectado ao nervo vago no pescoço. A corrente elétrica que passa pelo nervo pode ajudar a aliviar até 40% a intensidade das crises, mas pode causar efeitos colaterais como dor de garganta ou sensação de falta de ar. E ainda há a Dieta Cetogênica, frequentemente utilizada no tratamento da epilepsia em crianças. Essa dieta aumenta a quantidade de gorduras e reduz os carboidratos, fazendo com que o corpo utilize a gordura como fonte de energia. Isso diminui o transporte de glicose pela barreira cerebral, reduzindo o risco de crises. Lembrando que cada caso é único, e o tratamento deve ser personalizado pelo neurologista de acordo com o tipo e gravidade da epilepsia", afirma o médico.

Gestão da condição

Existem algumas medidas preventivas que as pessoas com epilepsia podem adotar para gerenciar melhor sua condição e reduzir o risco de crises. "É essencial seguir corretamente o tratamento com medicamentos antiepilépticos prescritos pelo médico. Não se deve interromper o uso sem orientação. Deve-se evitar o consumo excessivo de álcool, pois pode desencadear crises. Ter uma alimentação regular e evitar jejuns prolongados é importante. Além disso, é essencial dormir o suficiente e evitar a privação de sono", finaliza o neurologista Pedro Roriz.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade