img

Florianópolis, 27/04/2024




GERAL

Presidente da Celesc acompanha instalação de gerador na Usina Maruim

Publicado em 28/03/2024


Antonio Carlos Mafalda
Presidente da Celesc acompanha instalação de gerador na Usina Maruim



Em mais uma etapa importante para revitalização da histórica central geradora hidrelétrica Maruim, em São José, o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, e o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Companhia, Elói Hoffelder, estiveram na unidade nesta terça-feira (26) para acompanhar o processo de instalação do primeiro de seus dois geradores.

A obra, orçada em R$ 9 milhões, já está 80% concluída.

Junto com a turbina, o gerador é um dos principais equipamentos de uma usina. É por meio deles que a energia mecânica provocada pelo movimento da água é transformada em energia elétrica.

Ao vistoriar as obras, Tarcísio afirmou que a instalação do gerador representa a capacidade da Celesc de fornecer energia confiável e sustentável enquanto também preserva a história. “Esta usina é um símbolo da nossa capacidade de evoluir e adaptar, mantendo a tradição ao mesmo tempo em que abraçamos o progresso”, disse.

Já Eloi destacou que a unidade vai proporcionar energia limpa, de qualidade e com baixo impacto ambiental. “A hidrelétrica Maruim não apenas vai fortalecer nossa capacidade de fornecer energia confiável e eficiente, mas também reafirmar nosso papel como líderes na transição para um futuro energético mais limpo e sustentável”, declarou.

A gerente de Engenharia e Projetos da Celesc Geração, Estela Christina Muller, explica que, após a revitalização, a Usina Maruim terá dois conjuntos de turbina e gerador de 500kW de potência, somando a potência instalada de 1MW. “Já estão instaladas as duas turbinas e o próximo gerador está programado para chegar na semana que vem, quando também devemos receber painéis de comando, controle e automação”, pontua.

Histórico

A Usina hidrelétrica Maruim foi inaugurada originalmente em 1910 e tem a inauguração de sua revitalização prevista para junho. Além da valorização histórica, a usina voltará a fornecer mil Quilowatt (KW) ao parque gerador da Companhia, suficiente para atender a cerca de 2 mil unidades consumidoras do município.

Foi a segunda usina implantada em Santa Catarina. As três turbinas eram alimentadas por adutoras que captavam a água da represa formada no Rio Maruim.

A energia elétrica (cerca de 600 KW) produzida na usina abasteceu toda a região por vários anos, levando progresso a São José, Biguaçu e Florianópolis. Com o surgimento de outras usinas maiores e mais modernas, foi desativada em 1972, após mais de 60 anos em operação com a configuração original.

Em 2005, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico, Cultural e Natural do Município. Sua revitalização manterá todas as características originais, preservando a história catarinense e ampliando o fornecimento de energia no sistema elétrico.


Antonio Carlos Mafalda
Presidente da Celesc acompanha instalação de gerador na Usina Maruim



Antonio Carlos Mafalda
Presidente da Celesc acompanha instalação de gerador na Usina Maruim










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade