img

Florianópolis, 27/04/2024




GERAL

Obras do centro leste entram na reta final em Florianópolis

Publicado em 18/03/2024


Divulgação/PMF
Obras do centro leste entram na reta final em Florianópolis



Revitalização da Rua Arcipreste Paiva começa nesta quarta-feira (20) com alterações no trânsito

As obras do centro leste entram nesta quarta-feira (20) na reta final. A Prefeitura de Florianópolis vai iniciar a revitalização da Rua Arcipreste Paiva, a última das oito vias a serem contempladas com nova urbanização. Em função disso, a Arcipreste Paiva deve ficar interditada por 90 dias, no trecho que ladeia a Praça XV de Novembro, tal como aconteceu com a Rua dos Ilhéus. Os trabalhos vêm sendo executados pela Secretaria de Transporte e Infraestrutura.

Com essa interdição parcial, quem vir da Rua Arcipreste Paiva, no trecho que ladeia a Catedral, com destino à Avenida Paulo Fontes, vai precisar virar à direita na Rua Tenente Silveira, descer na Rua Pedro Ivo para, então, chegar à Paulo Fontes. Com as mudanças temporárias no trânsito, a via entre a Catedral e a Praça XV, que recentemente foi restrita ao tráfego de ônibus e táxis, será liberada ao trânsito em geral. E os táxis que tinham ponto no trecho da Arcipreste Paiva que será revitalizado vão ganhar provisoriamente um bolsão de estacionamento, entre a Praça Fernando Machado e o Largo da Alfândega.

As obras na Arcipreste Paiva não começaram logo após o Carnaval porque a via faria parte do itinerário da tradicional Procissão do Nosso Senhor dos Passos, que vai ocorrer no próximo final de semana. Agora, ela vai passar pela recuperação do sistema de drenagem e pelo nivelamento do pavimento de paralelepípedo à nova calçada a ser feita em granito, e ganhar bancos e floreiras. Além disso, terá estrutura cicloviária contínua como na Rua dos Ilhéus, de modo que será dada continuidade à ciclovia existente até o Largo da Alfândega, no lugar das vagas de estacionamento que ficavam no lado oposto ao da Praça XV de Novembro.

O pacote de serviços é semelhante ao que já foi executado na maioria das outras sete ruas da região beneficiadas pelas obras – o Calçadão da Rua João Pinto, a Rua Tiradentes, a Rua dos Ilhéus, a via em frente à Catedral e a que fica entre as praças XV e Fernando Machado, a Rua Nunes Machado e o Calçadão da Rua Antônio Luz (próximo ao Terminal Cidade de Florianópolis). Aliás, a revitalização dessas duas últimas vias está em fase de conclusão.

Às exceções ficaram por conta da rua em frente à Catedral, que teve o asfalto sobre o pavimento de paralelepípedo retirado; a Antônio Luz, onde o pavimento de petit pavê foi substituído por granito, e a Nunes Machado que passou a dispor de estacionamento em apenas em um dos lados.

Iniciados em janeiro do ano passado, os trabalhos contam com o acompanhamento arqueológico solicitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por necessitarem de escavações, exceto no caso da Calçadão da Rua João Pinto. As obras estão sendo executadas pela empresa Pavicon Construções Ltda., num investimento da ordem de R$ 7,1 milhões.

Vale ainda destacar que a Rua Saldanha Marinho, que não estava no pacote inicial de obras do centro leste, também está sendo revitalizada seguindo o padrão, porém, somente no trecho entre o Calçadão da Rua João Pinto e a Rua Tiradentes. Ali, os serviços devem ser concluídos ainda esta semana.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade