img


Florianópolis, 28 de novembro de 2024



VARIEDADES

PANVISION abre inscrições para os Festivais de Cinema 2024

Publicado em 11/03/2024


Eduardo Lopes
PANVISION abre inscrições para os Festivais de Cinema 2024



O III FALA São Chico e o 28º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul serão realizados respectivamente em junho e setembro de 2024

Realizadores audiovisuais do Brasil e mais 19 países latino-americanos já podem inscrever seus filmes para os festivais de cinema realizados pela Associação Cultural Panvision. A partir de hoje, 8, estão abertas as inscrições para a terceira edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico, e para o 28º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024. Pelo segundo ano, os festivais contam com um Guia de Inscrição unificado, de modo a facilitar o cadastro dos realizadores.

São aceitos filmes finalizados a partir de 2023 ou em pós-produção, no caso da Mostra Work in Progress do FAM. Mas os realizadores precisam ficar atentos na data limite de inscrição, pois cada Festival possui a sua. Para o FALA São Chico, as inscrições vão até o dia 6 de abril. Já para o FAM, os realizadores poderão submeter suas obras até 3 de junho. O 8º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB 2024, evento de mercado do FAM, também já tem data para abrir as inscrições: 2 de abril..

FALA São Chico

Exclusivo para documentários, o FALA São Chico recebe inscrições para a Mostra Curtas Catarinenses e Latinos e Mostra Infantojuvenil. As produções devem ser curtas-metragens — de 3 a 15 minutos —, produzidos ou coproduzidos por realizadores de países latino-americanos. Em sua última edição, o FALA São Chico recebeu mais de 300 inscrições, exibiu 26 filmes em 13 sessões de cinema, e somou um público de 5.895 pessoas em seus quatro dias de programação.

FAM 2024

Com seis mostras competitivas, o FAM 2024 — festival de cinema mais antigo de Santa Catarina — aceita videoclipes, curtas e longas-metragens de 10 países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A temática e gênero cinematográfico das produções é livre, mas a curadoria tem preferência por filmes que gerem debates sobre sustentabilidade social, ambiental ou econômica. Estão com inscrições abertas a Mostra Curtas, Mostra Curtas Catarinense, Mostra Infantojuvenil, Mostra Videoclipe, Mostra Work In Progress – WIP (parte do ECM+LAB), e Mostra Longas (Ficção e Documentário).

A Panvision salienta que a metragem dos filmes aceitos para os Festivais, vai ao encontro do que é estabelecido pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE,  órgão oficial do governo federal do Brasil, cujo objetivo é fomentar, regular e fiscalizar a indústria cinematográfica e videofonográfica nacional, em que Curta-metragem tem duração igual ou inferior a 15 minutos,  e Longa-metragem duração superior a 70 minutos.

 Também destaca que é obrigatório o recurso de Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE) nas obras brasileiras inscritas. Defendendo a experiência do cinema acessível, a Associação Cultural Panvision incentiva o envio do pacote de acessibilidade completo (LSE, Libras e Audiodescrição) das obras que o possuam.

O III FALA São Chico será realizado de 12 a 15 de junho, em São Francisco do Sul, norte de Santa Catarina. E, na capital catarinense, a 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM será  de 05 a 11 de setembro.

As inscrições podem ser feitas através do  www.panvision.com.br, no Sistema de Inscrições. O Guia de Inscrição Unificado completo, com todas as datas, regras e informações dos festivais, também está disponível no site e nas redes sociais.












Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade