img

Florianópolis, 28/04/2024




CIDADES

Prefeitura de Florianópolis assina convênio com o Ministério da Pesca para a construção do Entreposto João Paulo

Publicado em 14/12/2023


Cristina Gallo
Prefeitura de Florianópolis assina convênio com o Ministério da Pesca para a construção do Entreposto João Paulo

Por volta de 1995 seu Jair Dias se juntou a alguns amigos para comprar a Domícia. Em 2017 ele tinha se tornado o único dono da baleeira e promoveu nela uma reforma completa. “Da quilha até o bordo, é toda nova”, descreve ele, que aproveitou a ocasião para registrar a embarcação com novo nome: Açoriana.




A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, realiza  às 10h30 deste sábado (16), a Cerimônia de Assinatura do Convênio com o Ministério da Pesca para a construção do Entreposto João Paulo durante a Festa da Baleeira.

Este será o primeiro Entreposto Municipal de Florianópolis, sendo de grande importância para a Cooperativa dos Pescadores do João Paulo, que passará a contar com um excelente espaço para manipular as mercadorias de pesca. A iniciativa contou com a parceria do Sebrae/SC na capacitação dos pescadores para a compra dos equipamentos necessários e acompanhar a obra.

“Atendendo ao pedido da comunidade da pesca e em tratativas com o Ministério da Pesca, vamos dar esse passo fundamental para estruturar ainda mais a Cooperativa da região, gerando mais renda e contribuindo para a economia local. Temos certeza que fará a diferença no dia a dia dos pescadores, favorecendo a atividade”, afirma o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Juliano Richter Pires.  

Desfile, concursos, música e gastronomia

A Festa da Baleeira tem por objetivo conscientizar sobre a preservação da baleeira, tradicional embarcação de madeira do litoral catarinense que aos poucos vem caindo em desuso. Em 2020, o Projeto Baleeira da Ilha lançou o site baleeirasdailha.pmf.sc.gov.br, catalogando as que ainda hoje são usadas em Florianópolis para pesca e passeios.

Com desfile de baleeiras, música, gastronomia, concurso de tarrafa e muito mais, a  Festa Municipal é gratuita, das 9h às 20h, no trapiche do bairro João Paulo. O evento é organizado pela Associação dos Pescadores do João Paulo e Saco Grande, em parceria com o Projeto Baleeira da Ilha, com apoio da Prefeitura. A Associação de Pescadores do João Paulo pede que os visitantes levem um quilo de alimento não perecível. Todo o volume arrecadado será doado a instituições sociais de Florianópolis. 

O grande desfile de embarcações sai do trapiche do bairro João Paulo às 9h, em direção à Ponte Hercílio Luz, retornando ao ponto de partida. Após o desfile, será realizado o concurso que vai eleger a baleeira mais bonita e mais antiga do evento. 

Ainda pela manhã, haverá concursos de jogar tarrafa, de entralhe de tarrafa e outras atividades ligadas à pesca. A programação de shows inicia às 11h e contará com nomes conhecidos na cena cultural ilhoa, como Gazu e Banda. Também serão comercializados alimentos e bebidas por moradores da localidade. 

Programação

9:00 – Desfile de Baleeiras
10h – Concurso Baleeira mais bonita
10:30h – Concurso Baleeira mais antiga 
11h – Concurso Tarrafa
11h às 12:30h – Regi Barcelos e banda
13h às 14:30h – Gazu e banda
14:30h às 15:30h – Boi de Mamão do Petinho
15:30h às 16:30h – Banda Bom Brother
16:30h às 17h – Papai Noel
17h às 18h – Deh Lemos e banda
18:30h às 20h – Nilêra e banda



Com informações de ASCOM/PMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade