img

Florianópolis, 27/04/2024




CIDADES

Prefeitura de São José envia projeto à Câmara de Vereadores para subsidiar o transporte público

Publicado em 14/12/2023


Prefeitura de São José envia projeto à Câmara de Vereadores para subsidiar o transporte público



O prefeito Orvino Coelho de Ávila encaminhou à Câmara de Vereadores de São José, nesta quarta-feira (13), o Projeto de Lei para subsidiar o transporte público no Município.



Por: Paulo Luis Cordeiro

A proposta visa reduzir tarifas, incentivar o uso do transporte coletivo e garantir acessibilidade, especialmente para a população de baixa renda. O valor do subsídio será variável até o limite de R$ 1,2 milhão mensais.

A medida responde às despesas extras causadas pelos impactos negativos da pandemia de Covid-19 no transporte público. O aumento dos custos, como combustíveis, tornou inviável o aumento das tarifas, prejudicando principalmente a população de baixa renda. “A adoção do subsídio é uma realidade em diversos municípios e visa cobrir o déficit originado na prestação da atividade em razão do constante aumento dos insumos que abastecem a atividade”, explica Orvino.

De acordo com o prefeito, a proposta é subsidiar usuários, não empresas, com o objetivo de evitar aumentos tarifários. Além disso, destaca a necessidade urgente de melhorias nos serviços, como ampliação de horários e novos itinerários. “A intenção do Executivo em conceder subsídio tarifário é única e exclusivamente, como um auxílio ao usuário e não às empresas operadoras, subsidiando parte da tarifa cobrada, de modo a não onerar ainda mais seus usuários”, argumenta o prefeito.

A concessão de subsídios possibilita ainda gratuidades em eventos locais, promovendo lazer e impulsionando o comércio na região. O texto conclui enfatizando a importância urgente do projeto de lei avançar na Casa Legislativa para sua aprovação integral. O prefeito destaca seu compromisso com a melhoria do transporte público em São José, ressaltando a complexidade do sistema e a necessidade de agir.

Pelos estudos da Prefeitura, atualmente existem aproximadamente 145 mil usuários que utilizam o transporte público municipal mensalmente. A expectativa é para que este número duplique com as melhorias sugeridas pelo projeto.

“Melhorar o transporte público de São José é um desafio que assumi como prefeito. Por isso, enviei à Câmara de Vereadores esse projeto para subsidiar a tarifa do transporte público, reduzindo o valor pago pelos usuários. Também oferecemos transporte gratuito em datas específicas e incentivamos o uso do transporte público para melhorar a mobilidade”, resume o prefeito.



Com informações de ASCOM/PMSJ








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade