Bandeirantes d? arrancada ao debate pela presid?ncia
Publicado em 06/08/2010
O primeiro debate entre os presidenci?veis na TV aberta, ocorreu ?s 22h, na Bandeirantes e afiliadas. O confronto gerou expectativa, essa frustrada, pois pouco pode ajudar a definir as diferentes propostas nesta elei??o. Para muitos eleitores o debate ? o primeiro passo para decidir o voto. Ou no caso deste, o primeiro, a arrancada midi?tica das candidaturas majorit?rias.
Por: 11
A abertura pomposa com uma orquestra ao vivo traz a dimens?o do evento, com o tema exclusivo da Bandeirantes para as elei??es. Como pr?via se realizaram entrevistas substituindo uma apresenta??o convencional do perfil dos candidatos mostrando a chegada de cada candidato aos est?dios.
O debate contou com cinco blocos e dura??o de aproximadamente duas horas. No primeiro bloco os candidatos responderam a uma pergunta escolhida pelos internautas atrav?s do site da emissora (http://www.band.com.br/jornalismo) e tamb?m perguntas uns aos outros.
Dilma Russef, PT, mostra-se muito nervosa em suas 3 primeiras falas e quando perguntada de forma contundente sobre as promessas n?o cumpridas pelo atual governo. Serra, PSDB, manteve o ar s?brio obviamente dado pela larga experiencia em debates provenientes de campanhas passadas. Marina Silva, PV, mostrou-se ap?tica em suas interven??es o que deixou um campo aberto para a grande estrela do debate, o candidato Pl?nio Arruda, PSOL.
O efeito eleitoral dele ultrapassar? a noite do encontro entre os candidatos? As declara??es feitas durante o confronto repercutir?o seguramente nos dias seguintes. Os eleitores sabem o que gostariam de ouvir dos candidatos e sabem, principalmente, o que n?o querem, de jeito algum. E esta noite foi marcante.
O candidato do PSOL, em v?rios momentos ressaltou que era um candidato radical e quis por os demais candidatos em uma ?nica rama quanto a seus projetos para uma futura presid?ncia. Os demais candidatos tiveram um discurso mais ponderado. As cr?ticas entre os l?deres pareceu estar dentro da velha nova estrat?gia da pol?tica marqueteira, n?o atacar para n?o ser atacado. Mesmo porque estes estiveram j? tanto no governo como na oposi??o.