img



BRASIL

Brasil é destaque no fornecimento de alimentação escolar

Publicado em 29/11/2023


Assessoria de Imprensa
Brasil é destaque no fornecimento de alimentação escolar



Qualidade dos alimentos e valor nutricional são fundamentais para o bom desenvolvimento da criança no ensino-aprendizagem

De acordo com pesquisa sobre o Estado da Alimentação Escolar na América Latina e Caribe, o Brasil oferece alimentação escolar para 40,2 milhões de crianças, estando na primeira posição entre os países dessa região que oferecem refeição aos estudantes. Mas não basta oferecer o alimento é preciso que seja nutritivo e esteja de acordo com os valores nutricionais diários necessários para o bom desenvolvimento das crianças.

Por isso, o serviço de nutricionistas e profissionais capacitados são essenciais, com foco também em garantir a segurança alimentar. Isso engloba não só fazer uma alimentação que fique gostosa, saudável, com qualidade sensorial, bom aroma, temperatura agradável e consistência ideal para cada fase de desenvolvimento, mas também que consiga fazer com que as crianças cresçam bem e saudáveis.

“Muitas crianças chegam à escola às 7 horas da manhã e retornam para suas casas às 18h, sendo as principais refeições do dia feitas no ambiente escolar. Por isso, a importância da alimentação servida esteja adequada, com alimentos saudáveis e que seguem um planejamento de distribuição nutricional o que contribui inclusive com o desenvolvimento intelectual”, destaca o nutricionista e gerente de Operações da Risotolância, Guilherme Barbieri.

A oferta de alimentos saudáveis inicia na supervisão da cadeia produtiva de onde vem a mercadoria, e segue pelo recebimento, armazenamento, pré-preparo, cozimento até receber o feedback do cliente, no caso das crianças, se elas gostaram do preparo e estão se alimentando bem. Esse acompanhamento tem que ser diário e exige responsabilidade por parte dos profissionais que atuam nas cozinhas.

Já o cardápio ofertado é elaborado conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que trata sobre a composição. “Tudo é feito para que a criança tenha um bom desenvolvimento, inclusive de aprendizagem e o cardápio, por exemplo, deixa claro quantas vezes tem que servir fruta, a quantidade de calorias por refeição, os nutrientes, ou seja, proteína, gordura, carboidratos e algumas vitaminas, principalmente ferro e vitamina C e A. E ainda traz as particularidades, alergias e intolerâncias alimentares e transtornos que exigem uma alimentação diferenciada”, explica Guilherme, que destaca ainda a importância da criação de bons hábitos deste a infância.

Adultos que não tiveram essa experiência quando criança e tem dificuldade em consumir certos alimentos, tem a oportunidade de aprender com os pequenos. Muitas crianças levam para casa o aprendizado e ensinam os pais a comerem melhor. “Ao fazermos projetos de educação alimentar e nutricional dentro das escolas e que envolve atividades com as crianças relacionadas aos alimentos, saúde e bem-estar que a comida proporciona, estamos apresentando um novo olhar sobre o que elas colocam no prato. Muitas nunca experimentaram tal alimento e ali, no ambiente escolar e junto com os colegas que estimulam a provar, elas comem e gostam. Chegam em casa e contam da experiência, disseminando o conhecimento e fortalecendo e inserindo dentro de casa bons hábitos”, comenta.

Muito além das escolas catarinenses a preocupação é nacional. O Brasil faz parte da Coalização Global da Alimentação Escola, que busca fazer com que todas as crianças do mundo recebam refeição saudável e nutritiva nas escolas até 2030. A iniciativa faz parte de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e reúne 23 países.

“É o fortalecimento e ensinamento diário que vai trazer resultados. Se uma criança come de forma adequada está nutrindo seu corpo e permitindo que seu desenvolvimento seja pleno”, finaliza o nutricionista Guilherme.

 
 


Com informações de ASSESSORIA DE IMPRENSA








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade