img

Florianópolis, 19/04/2024




POLITICA

Instala??o do Estaleiro OSX em Bigua?u recebe apoio parlamentar

Publicado em 05/07/2010


F?bio Queiroz
 Instala??o do Estaleiro OSX em Bigua?u recebe apoio parlamentar

Leonel Pavan ? ?De cada dez pessoas que encontro na rua, nove apelam para que esta e outras empresas se instalem em Santa Catarina para gerar novos empregos.?




A audi?ncia proposta pela Frente Parlamentar de Apoio ? Implanta??o do Estaleiro OSX no Munic?pio de Bigua?u em Santa Catarina, realizada segunda-feira (05), na Assembleia Legislativa, foi marcada pela uni?o suprapartid?ria a favor da instala??o do empreendimento.

A provid?ncia foi tomada em raz?o do parecer negativo do Instituto Chico Mendes (ICMBio) para implanta??o devido ? proximidade a tr?s unidades ambientais de conserva??o federal. A aus?ncia do coordenador regional do instituto, Ricardo Castelli, foi duramente criticada por Edison Andrino (PMDB), parlamentar que prop?s a cria??o da Frente, e outros participantes. A senadora Ideli Salvatti (PT) afirmou que Castelli foi previamente avisado e que n?o poderia se furtar de comparecer ao compromisso para dar explica??es ? sociedade.

Paulo Monteiro, representante do estaleiro, lembrou a import?ncia econ?mica do empreendimento, de quase R$ 3 bilh?es do investimento, e tamb?m da grande responsabilidade social da OSX. Monteiro refutou todas as acusa??es do ICMBio com argumentos t?cnicos e cient?ficos.

O prefeito de Bigua?u, Jos? Castelo Deschamps, disse que, se o licenciamento n?o for concedido, o plano B da empresa ? Porto de A?u, no Rio de Janeiro, regi?o onde o propriet?rio e empres?rio Eike Batista j? atua. A perda do investimento, contudo, foi apontada por todos os presentes como uma verdadeira trag?dia econ?mica para Santa Catarina.

Licen?a

O presidente da Fatma, Murilo Flores, explicou que a licen?a ? fornecida pela Funda??o que iniciou as an?lises em janeiro, devolveu o relat?rio para a OSX em mar?o, com as exig?ncias e obteve resposta em maio. Atualmente est? concluindo a an?lise complementar.

O ministro da Agricultura e Pesca, Altemir Gregolin, garantiu que quarta-feira (7) haver? uma audi?ncia em Bras?lia com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, parlamentares catarinenses e um representante do ICMBio nacional para esclarecer a situa??o e pesar todos os argumentos a favor e contra o empreendimento , evitando uma perda significativa para Santa Catarina.

A audi?ncia teve participa??o significativa de pol?ticos e outras lideran?as. Entre elas, o governador do estado, Leonel Pavan (PSDB); o presidente da Assembleia, Gelson Merisio (DEM); os deputados Cesar Souza J?nior (DEM), Moacir Sopelsa (PMDB), Renato Hinning (PMDB), Reno Caramori (PP) e L?cio Mauro da Silveira (PP); os deputados federais Cl?udio Vignatti (PT), Edson Bez de Oliveira (PMDB) e Paulo Bornhausen (DEM) e os senadores Neuto de Conto (PMDB) e Ideli Salvatti.

Al?m do ministro Altemir Gregolin, o secret?rio de Estado do Planejamento, Vin?cius Lummertz, os prefeitos, Jos? Castelo Deschamps (PP), de Bigua?u, e Anisio Anat?lio Soares (PMDB), de Governador Celso Ramos, al?m do presidente da Funda??o do Meio Ambiente ? Fatma, Murilo Flores, do representante da OSX, Paulo Monteiro e de outras entidades.


Com informações de Alesc








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade