img



ESPORTES

Floripa Pro abre o Circuito Catarinense Profissional de 2023 nesta sexta-feira na Praia da Joaquina

Publicado em 01/06/2023


Tainá Hinckel (SC) (Marcio David / Fecasurf)
Floripa Pro abre o Circuito Catarinense Profissional de 2023 nesta sexta-feira na Praia da Joaquina



Tainá Hinckel e José Francisco vão iniciar a defesa dos títulos do circuito estadual mais rico do Brasil na etapa apresentada pela Prefeitura de Florianópolis

 A Prefeitura Municipal de Florianópolis apresenta o Floripa Pro 2023, que começa nesta sexta-feira na praia mais famosa da Ilha de Santa Catarina. A Praia da Joaquina vai abrir o Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf esse ano, com os primeiros líderes da temporada sendo decididos no domingo. Os campeões estaduais do ano passado, Tainá Hinckel e José Francisco, o Fininho, vão iniciar a defesa dos títulos do circuito regional mais rico do Brasil, em um dos maiores palcos do esporte no continente. A competição será transmitida desde a sexta-feira até o domingo, ao vivo da Praia da Joaquina pelo Fecasurf.com.br.

O Floripa Pro Etapa Joaquina é a primeira das cinco etapas do Circuito Catarinense Profissional programadas para este ano. Em cada uma, a FECASURF oferece 50.000 Reais de premiação, a ser dividida aos mais bem colocados nas categorias masculina e feminina. As outras etapas estão marcadas para São Francisco do Sul no Norte do estado, Garopaba e Laguna no Sul, com a grande final acontecendo em Florianópolis. No ano passado, a Praia da Joaquina não sediou nenhuma etapa, agora foi a escolhida para abrir o Circuito Profissional de 2023.

O fato do Floripa Pro acontecer na icônica Praia da Joaquina, um dos maiores palcos do esporte na América do Sul, bem como a boa premiação, atraiu surfistas de outros estados, como do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, que nem pontuam no ranking catarinense. E até de outros países, como o argentino Nacho Gundesen e a peruana Camila Sanday. Serão mais de 100 surfistas competindo nas ondas da Joaca a partir desta sexta-feira, 88 na categoria masculina e 16 na feminina.

Entre os inscritos, tem surfistas que já conquistaram títulos catarinenses, como a bicampeã Tainá Hinckel e os bicampeões Caetano Vargas, Marco Polo, Diego Rosa, além de Luan Wood, Uriel Sposaro, Raphael Becker e o defensor do título, José Francisco, o Fininho, como é mais conhecido o paraibano que há mais de 10 anos mora em Florianópolis. Também tem participantes que já representaram o Brasil na elite mundial da World Surf League, como os catarinenses Willian Cardoso e Marco Polo e os paulistas Alex Ribeiro e Wiggolly Dantas.

“É uma honra e grande satisfação, a abertura do Circuito Catarinense Profissional da FECASURF acontecer na nossa Praia da Joaquina”, celebra Delmar Correa, presidente da Associação de Surf da Joaquina (ASJ). “A expectativa é de altas ondas para os surfistas mostrarem suas habilidades, dando um show para os fãs e comunidade local. Para nós, o evento serve como uma vitrine para mostrar também a importância da sustentabilidade e da harmonia entre o homem e a Natureza, a necessidade de proteger e preservar as praias que são palco desse esporte. Esse evento será uma oportunidade para conscientizar e inspirar a todos, sobre a relevância da preservação ambiental das praias do nosso estado”.

 A Federação Catarinense de Surf é um exemplo para todo o Brasil, como a mais organizada e a que mais promove competições de alto nível em todas as categorias. Um dos diferenciais da nova gestão da FECASURF, desde quando Renato Melo foi eleito para a presidência, além de resgatar um circuito profissional forte com boa premiação, é a preocupação com a preservação ambiental nos seus eventos. A entidade tem até um Diretor de Meio Ambiente, o biólogo Reinaldo Langer Jaeger. Ele é o responsável pela gestão socioambiental do evento, incluindo programações e ativações nos locais que recebem as etapas da FECASURF.

Algumas novidades serão inauguradas no Floripa Pro Etapa Joaquina. Uma delas é o SELO EVENTO SUSTENTÁVEL, uma Certificação Ambiental que a FECASURF criou para atestar pelas boas práticas socioambientais utilizadas no evento, oferecendo qualificação, auditoria e benefícios de marketing para as associações/promotores. A outra ação amplamente incentivada pela Associação de Surf da Joaquina, junto ao Programa CarbonOK®, é o BOSQUE DAS VITÓRIAS, uma ação pioneira para refletir o comprometimento dos surfistas com a preservação do meio ambiente nas praias que recebem os eventos da FECASURF, além de valorizar estes atletas e os seus títulos.

BOSQUE DAS VITÓRIAS - Os campeões do Floripa Pro Etapa Joaquina vão plantar árvores no estacionamento da Praia da Joaquina e o objetivo dessa iniciativa, é compensar as emissões de carbono geradas durante o campeonato. O plantio de árvores é uma forma eficaz de capturar o dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global. Esse gesto representa o compromisso dos atletas para deixar um legado positivo, além de criar uma área verde no lugar. Este projeto possui o apoio do CarbonOK®, um programa de neutralização de carbono, que atua há mais de 10 anos no mercado nacional.

“É essencial destacar o compromisso dessa diretoria da FECASURF e todos os envolvidos no Circuito Catarinense Profissional, com a sustentabilidade ambiental”, destaca Delmar Correa, presidente da Associação de Surf da Joaquina. “A conscientização sobre a importância da preservação, é disseminada entre os competidores, espectadores e demais participantes do evento. Medidas são adotadas para minimizar o impacto ambiental, como a coleta seletiva de resíduos, o uso consciente de recursos naturais e a promoção de ações educativas sobre a conservação dos ecossistemas costeiros. Parabéns a FECASURF pela iniciativa”.

 O Floripa Pro 2023 Etapa Joaquina é uma realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e Associação de Surf da Joaquina (ASJ), com patrocínio da Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, apoio do Cris Hotel, dos restaurantes À Tôa na Jôa, Pedra Careca, Recanto do Maurílio, do Mercado e Panificadora Corrêa e parceria socioambiental com a Sea Shepperd Brasil, Instituto Anjos do Mar e Ambiens Sustentabilidade Integrada. A competição será transmitida ao vivo pelo Fecasurf.com.br.

TOP-10 DO RANKING CATARINENSE FECASURF - 5 etapas:

Campeão: José Francisco (Florianópolis) - 5.260 pontos

02: Matheus Navarro (Itajaí) - 4.660

03: Lucas Silveira (Florianópolis) - 4.256

04: Walley Guimarães (Imbituba) - 3.980

05: Hedieferson Junior (Itapoá) - 3.820

06: Kaique Oliveira (Navegantes) - 3.500

07: Lucas Vicente (Florianópolis) - 3.400

08: Luiz Mendes (Florianópolis) - 3.370

09: Luan Wood (Florianópolis) - 3.350

10: Marcio Farney (Florianópolis) - 3.180

TOP-10 DO RANKING CATARINENSE FECASURF - 5 etapas:

Bicampeã: Tainá Hinckel (Palhoça) - 4.000 pontos

02: Laura Raupp (Florianópolis) - 2.590

03: Juliana Quint (Florianópolis) - 2.415

04: Potira Castaman (Florianópolis) - 2.330

05: Yasmin Dias (Passos de Torres) - 1.870

06: Susã Leal (São Fco. do Sul) - 1.735

07: Kiany Hyakutake (Florianóplis) - 1.700

08: Maya Carpinelli (Garopaba) - 1.560

09: Larissa Adriano (Navegantes) - 955

10: Natalie Plachi (Garopaba) - 760









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade