img


Florianópolis, 03 de dezembro de 2024



POLITICA

Parlamento lança Fórum em defesa do setor têxtil em Santa Catarina

Publicado em 12/04/2023


Parlamento lança Fórum em defesa do setor têxtil em Santa Catarina



O Parlamento catarinense assume o protagonismo do debate dos desafios do fomento do setor têxtil ao lançar, nesta quarta (12), o Fórum Parlamentar em Defesa do Serviço de Facção Têxtil de Santa Catarina.

O evento aconteceu pela manhã, no Plenarinho da Alesc, e contou com a participação do coordenador do Fórum,  deputado Ivan Naatz (PL), dos deputados Mário Motta (PSD), Emerson Stein (MDB) e Napoleão Bernardes (PSD). Presentes ainda na solenidade, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Vestuário de Blumenau ( Sintex), José Altino Comper, que estava acompanhado do diretor executivo da entidade, Renato Valim. 

Números que impressionam

A relevância da instalação do Fórum Parlamentar em Defesa do Serviço de Facção Têxtil de Santa Catarina foi apresentada em números pelos representantes do Sintex, que enalteceram a iniciativa do Parlamento, liderada pela proposição do deputado Ivan Naatz.

Está no DNA da economia catarinense a força do setor têxtil. Santa Catarina tem atualmente mais de oito mil empresas deste segmento. Apenas Blumenau concentra mais de quatro mil dessa força motriz. O setor gera mais de 167 mil empregos, o  que representa  25,4 bilhões de reais em movimento econômico. Os dados foram apresentados pelo diretor executivo do Sintex, Renato Valim. “Somos um Estado privilegiado. Santa Catarina é referência no país nesse segmento, que é  competitivo”, avaliou.

Não é de agora o fato do setor têxtil de Santa Catarina ser destaque no mercado nacional. Reconhecimentos não faltam. Brusque já era conhecida como a capital brasileira da indústria têxtil e  Gaspar ganhou o título de capital da moda infantil. Recentemente Santa Catarina assumiu o primeiro lugar no Brasil em produção de vestuário e acessórios, de acordo com um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Além de Brusque e Gaspar, há outros polos de produção, como Jaraguá do Sul e Blumenau, o que torna o setor responsável por grande parte das contratações com carteira assinada no estado.

Unir esforços

Para o coordenador, deputado Ivan Naatz (PL), a importância da instalação do Fórum Parlamentar em Defesa do Serviço de Facção Têxtil de Santa Catarina é justamente unir esforços do Parlamento, Governo do Estado e setor produtivo. “ Nós também criamos uma ponte com os nossos representantes no Congresso e Senado Federal”, destaca Naatz, informando que a próxima reunião deverá ser em Blumenau com data ainda a ser definida.

O Fórum tem como propósito de debater os desafios, oportunidades, situação econômica e outras demandas do setor.

Concorrência desleal

O primeiro desafio do grupo foi anunciado: o combate à concorrência desleal das plataformas digitais. Representando o governador Jorginho Mello, o secretário  da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, avaliou que esse fórum vai ampliar o debate para minimizar os impactos das plataformas digitais. “ Traz prejuízos incalculáveis para o Brasil “. Ele aproveitou para citar os programas de fomento ao setor produtivo do Governo do Estado, como o Prodec e o Pro-Emprego.“O Executivo deverá lançar em breve o Pronampe catarinense”.

O Fórum Parlamentar em Defesa do Serviço de Facção Têxtil de Santa Catarina é composto também pelos deputados Altair Silva (PP), Jessé Lopes (PL), Marcius Machado (PL), Mário Motta (PSD), Edilson Massocco (PL), Maurício Eskudlark (PL), Maurício Peixer (PL) e Oscar Gutz (PL).



Com informações de AGENCIA ALESC











Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade