img

Florianópolis, 25/04/2024




CIDADES

Projeto de Lei prev? Circos sem animais em S?o Jos

Publicado em 05/05/2010





Um Projeto de Lei em favor dos animais. De autoria do vereador Adriano de Brito (PR) o projeto disp?e sobre a proibi??o de instala??o de circos que tenham como atrativo a exibi??o de animais de qualquer esp?cie ou ra?a, sendo proibida, em S?o Jos?, a apresenta??o de espet?culo circense ou similar que tenha como atrativo a exibi??o de animais de qualquer esp?cie.

A Comiss?o de Constitui??o, Justi?a e Reda??o emitiu parecer favor?vel e diversos e-mails foram encaminhados ? presid?ncia da C?mara manifestando apoio ao projeto. ? de conhecimento da popula??o que o grande sofrimento dos animais de circo, mantidos na maioria das vezes em locais impr?prios, mal alimentados, adestrados com m?todos perversos, para obrigarem-se a comportamentos incompat?veis com sua natureza. Privados de seu habitat natural est?o vulner?veis a todo tipo de sofrimento em fun??o do divertimento e da alegria, o que demonstra claramente a aus?ncia de civilidade que deve ser recha?ada.

?Este ? um trabalho em defesa dos animais?, declarou o autor do Projeto, confessando que deu a entrada no legislativo sob influ?ncia da filha de 11 anos que n?o frequenta circos onde sejam oferecidos apresenta??o com animais: ?n?o sou contra os circos, tenho a maior admira??o pelos circos e pelos artistas. O tratamento oferecido aos animais que pertencem a estes circos ? estarrecedor, a exemplo de le?es com dentes cerrados e garras arrancadas. O circo ? um lugar para se fazer arte, se produzir cultura".

Em sua justificativa o vereador Adriano evidenciou que a aus?ncia de animais nos espet?culos implicaria no aumento de oportunidades de trabalho para acrobatas, equilibristas, m?gicos, palha?os, malabaristas, dan?arinos e outros profissionais do mercado das artes, que tanto contribuem para a forma??o cultural do povo. ?Tenho certeza que este ? o primeiro projeto, de muitos, que aprovaremos nesta Casa, na luta pela prote??o animal?. O vereador Neri Amaral (PSDB) lembrou que a maioria dos animais s?o maltratados, n?o na hora da apresenta??o, mas sim na manuten??o e no adestramento com alimenta??o escassa e lugares inadequados: ?estamos cansados de ver not?cias de animais serem abandonados nas ruas por estarem velhos e n?o terem mais serventia?.








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade