img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Festival Enchefs promove etapa estadual em Florianópolis no próximo dia 27 com transmissão ao vivo

Publicado em 22/06/2022


Enchefs/Divulgação
Festival Enchefs promove etapa estadual em Florianópolis no próximo dia 27 com transmissão ao vivo



Cinco finalistas regionais disputam vagas para a grande final, que acontecerá em agosto, em Macapá

Apresentar a regionalidade de Santa Catarina em um prato ou um coquetel. Este é o grande desafio dos cinco finalistas que disputam no dia 27 de junho, na Faculdade Senac Florianópolis, a etapa estadual do Festival Enchefs. Os três vencedores – dois profissionais de cozinha e um de coquetelaria – avançam para a final nacional, o prêmio Dólmã, considerado o Oscar da Gastronomia Brasileira, que acontece em agosto, em Macapá. Participarão da final também candidatos da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Ceará e Pará.

Em Santa Catarina foram classificados: Lucas Zappelini (Criciúma), com um risoto de chocolate e cumaru, com sorbet de butiá e farofa de queijo azul; Camila Figueredo (Joinville), com mariscos na cachaça com mil folhas de batata, molho aioli de manjericão e esferas agridoce de pitaya com toque de pimenta; Maria do Nascimento Garcia (Florianópolis), com o prato Memória pelo Avesso; Janaina Cássia Goelner (Joinville), com uma caipira de banana; e Carolina Feijó Schmitd (Florianópolis), com o drink Temperança.

Para a embaixadora do Festival em Santa Catarina, Janete Borges, o nível dos candidatos da edição de 2022 foi altíssimo, comprovando que o estado conta com muitos profissionais talentosos ainda não revelados. “Não é apenas elaborar um prato ou um coquetel. Tem a ver com se conectar com a cultura local, explorar ao máximo o saber e sabores, e compartilhar esse conhecimento com outros profissionais”, destaca a chef.

A expectativa para a final estadual é ainda maior, levando em consideração a complexidade dos pratos e drinks apresentados nas etapas regionais. “Todos os finalistas estão preparados e devem apresentar muito mais na etapa final, pois sabem da importância de representar Santa Catarina e mostrar seu trabalho no Prêmio Dólmã”, conclui Janete.

"Os candidatos apresentaram criações bem variadas com os produtos catarinenses na etapa regional. A criatividade, inovação e técnicas aplicadas chamaram a atenção. Percebe-se que ali há estudo, pesquisa e prática, componentes que fazem parte do dia a dia do profissional de cozinha e da coquetelaria. A final certamente será surpreendente, estamos ansiosos para ver os usos e técnicas que serão aplicadas, respeitando e valorizando a sociobiodiversidade do território catarinense", pontua Nathália Bernardinetti, Analista de Projetos Educacionais do Senac SC, responsável pelo Observatório da Gastronomia.

O Enchefs será transmitido com exclusividade pela Urban TV em parceria com o Senac/SC e Portal da Ilha Digital. Você poderá assistir pelos sites portaldailha.com.br/aovivo/ e urbantv.com.br/live/, e pelo youtube.com/urbantvbrasil.

CONHEÇA OS FINALISTAS:

LUCAS ZAPPELINI – tem 27 anos, natural de Criciúma. Cozinha desde os 12. Iniciou na gastronomia em Portugal e em 2021 abriu seu próprio restaurante em Criciúma, o Coffee Brain.

CAMILA FIGUEREDO – natural de São Paulo, mora em Santa Catarina há 4 anos. Formada em gastronomia, marcou passagem pelo renomado D.O.M., do chef Alex Atala.

MARIA DO NASCIMENTO GARCIA – bacharel em Gastronomia, hoje é professora de Cozinha Oriental. Tem experiência na área de Gastronomia com ênfase em turismo e cozinha asiática. É chef executiva do Jun Kappo Sushi.

JANAINA CÁSSIA GOELNER – natural de Chapecó, é estudante de nutrição. Divide seu tempo entre comidas e drinks, no restaurante do esposo, na cidade de Luiz Alves.

CAROLINA FEIJÓ SCHMITD – tem 30 anos, natural de Irani, e atua como bartender há mais de 2 anos na região da Costa Esmeralda, no litoral catarinense.

APOIADORES:

Além do Senac SC, são apoiadores do Enchefs: Observatório da Gastronomia Senac SC, Camila Gallo Comunicação e  Amplocom Comunicação, Urban TV Brasil, SystemVac, Gourmet Acessórios, Reunidas, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau ( Destino Floripa ).

SERVIÇO

Festival Enchefs – Final da etapa catarinense do prêmio nacional Dólmã

Data: 27 de junho, segunda-feira

Local: Faculdade Senac Florianópolis – Rua Silva Jardim, 360 – Centro. Informações: (48) 99999-2642 e (48) 99841-0117


Enchefs
Festival Enchefs promove etapa estadual em Florianópolis no próximo dia 27 com transmissão ao vivo










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade