img

Florianópolis, 27/04/2024




VARIEDADES

Coldplay e a sua proposta ambientalista

Publicado em 10/05/2022


Coldplay e a sua proposta ambientalista



A música e a sustentabilidade se unem graças aos compromissos ambientais apresentados pela banda britânica Coldplay.

Esta nova forma ecológica de experimentar a música ao vivo tornou-se a pioneira de uma turnê mundial focada no bem comum e no cuidado com o planeta, além de dar prioridade à sustentabilidade. Em 2019, o frontman da Coldplay Chris Martin anunciou em uma entrevista que planejava pausar os seus concertos e turnês mundiais até que pudessem transformar os seus concertos em experiências benéficas ao meio ambiente. Desde a sua casa ingresse na plataforma da 22Bet e aumente os seus ganhos.

Finalmente, neste 2021 (dois anos de pandemia lhes permitiu melhorar a experiência) a banda anunciou a Music of the Spheres World Tour (MOTS) e compartilhou que esta turnê põe em ação todo o trabalho que os membros da Coldplay fizeram para melhorar a ligação dos seus shows com o meio ambiente e as comunidades locais.

Os três princípios a seguir

A Coldplay decidiu transformar completamente a indústria musical e de concertos com base em três princípios que visam revolucionar a forma como as turnês musicais são conduzidas ao redor do mundo. A banda está comprometida em tornar o Music of the Spheres Tour tão sustentável e neutra em carbono quanto possível.

Reduzir

O primeiro princípio com o qual Coldplay se comprometeu foi a reduzir o consumo de CO2 em 50%. Isto foi conseguido através da reciclagem extensiva e da identificação das principais fontes de emissão de CO2 e da tentativa de minimizá-las o máximo possível.

Reinventar

Para revolucionar o mundo da música ao vivo requer reinventar a maneira como a indústria funciona. Mas a Coldplay fez exatamente isso ao apoiar novas tecnologias verdes que ajudam o meio ambiente enquanto criam locais seguros e especiais. Além disso, a banda trabalhou para desenvolver novos métodos de turnês sustentáveis e de muito baixo carbono, desde organizar sua turnê até o transporte de seus fãs.

Restaurar

Finalmente, não devemos nos concentrar apenas em mudanças futuras, mas também na correção de problemas passados, ou pelo menos tentar fazê-lo, de modo que o terceiro princípio é restaurar. Coldplay apresentou muitas iniciativas para restaurar o planeta e é por isso que, financiando uma carteira de projetos baseados na natureza e na tecnologia, uma pequena parte dos danos que foram causados ao meio ambiente pode ser restaurada.

Viajando da melhor maneira

Embora possa não parecer, um dos grandes poluentes no mundo da música ao vivo é as viagens envolvidas, mas a Coldplay decidiu mudar isso e planejar a sua turnê para ser por terra o máximo possível. Mas embora o passeio tenha sido cuidadosamente planejado para minimizar as viagens aéreas, alguns vôos são inevitáveis. É por isso que a banda viajará principalmente em vôos comerciais e pagará uma sobretaxa pelo uso ou fornecimento de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), seja para o uso da banda ou de terceiros. Além disso, a Coldplay propôs que, sempre que possível, eles utilizarão veículos elétricos ou biocombustíveis para o transporte de carga e terrestre.

Energia para a música

O uso de energia é um dos principais fatores poluidores em um concerto musical, mas o Coldplay decidiu mudar isso e incorporou uma série de alternativas para obter energia de outros lugares. Desde o uso da energia solar com a instalação de painéis solares fotovoltaicos atrás do palco, ao redor do estádio e, sempre que possível, nos corredores externos. Além disso, a banda decidiu usar a energia cinética a seu favor instalando pisos cinéticos em certos lugares ao redor do estádio para que a dança dos fãs possa ser convertida em energia e literalmente ajudar a alimentar o espetáculo, e se isso não fosse suficiente, foram instaladas bicicletas a pedal geradoras de energia elétrica para que os fãs possam carregar ativamente as baterias do espetáculo.

Mas Coldplay não podia confiar apenas no sol e na dança para gerar toda a energia para o seu show, então eles decidiram colaborar com a BMW para desenvolver a primeira bateria móvel e recarregável do show, feita com baterias recicláveis BMW i3, que alimenta o show com energia renovável para onde quer que eles a levem.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade