img

Florianópolis, 27/04/2024




TURISMO

As perspectivas e tendências para o turismo pós-pandemia

Publicado em 20/04/2022


As perspectivas e tendências para o turismo pós-pandemia



O setor do turismo foi um dos mais afetados pela pandemia, a crise sanitária restringiu toda a atividade turística no Brasil e no mundo.

No período da pandemia, as dificuldades para se fazer turismo fez com que atividades de lazer, sem precisar sair de casa, como leitura, filmes e jogos como jogar bacará online, ganhassem a preferência da população.

 Entretanto, o avanço da vacinação, a queda do número de óbitos, o maior controle na disseminação do vírus por parte de diversos países e a reabertura das fronteiras, estimularam a volta das viagens. Isso abre novas perspectivas para as micro e pequenas empresas, que geram milhões de empregos, no atendimento das novas demandas dos viajantes brasileiros e estrangeiros, de acordo com as principais tendências das viagens no pós-pandemia. A seguir, discutiremos algumas dessas tendências.

 Consumo e sustentabilidade: a mudança nas motivações de viagem

 A pandemia antecipou as mudanças que já estavam em curso, como o trabalho remoto, a educação à distância, a busca por sustentabilidade. O consumismo saiu de “moda” e isso é uma grande oportunidade para o turismo ecológico e rural. Os destinos que oferecem vivências culturais em ambiente natural, com grande impacto regional na conservação da natureza, serão valorizados.

 Receio de locais com aglomerações

 Os destinos de turismo ecológico e rural, com vivências em locais amplos a céu aberto e tudo o que envolve uma vida saudável (ar puro, água limpa, exercícios físicos e contato com a natureza) oferecem tudo que o novo viajante busca.

 Restrições em aeroportos e fronteiras: as novas regras nos países

 A preocupação com a segurança é um fator fundamental nas relações turísticas no pós-pandemia. Assim como o 11 de Setembro mudou para sempre a segurança dos aeroportos, vamos assistir a uma nova mudança na segurança sanitária de locais de grande circulação de pessoas, como aeroportos e nas fronteiras dos países. Esses aspectos fazem com que as viagens internas ganhem preferência. Com um país tão grande e diverso como o nosso, precisamos aproveitar isso para o fortalecimento do nosso turismo ecológico e rural, que precisa agarrar a oportunidade para se estabelecer em longo prazo.

 Segurança sanitária: a extrema preocupação com a limpeza

 Os turistas se sentirão mais seguros em escolher hospedagens com padrões de limpeza rigorosos do que se arriscar em alternativas como o Air BnB. Muitos procedimentos devem ser pensados para a hotelaria, como a implantação de soluções inovadoras como a higienização por ozônio, que garante a segurança de limpeza de microrganismos a cada troca de usuário.

 Outra estratégia que as hospedagens brasileiras devem considerar é a ampliação dos períodos disponíveis para reservas (com tarifários estabelecidos). Políticas mais flexíveis de cancelamento e remarcação, será importante na escolha do cliente.

 Estudos do Ministério do Meio Ambiente, apontam que “a visitação nos Parques Nacionais do Brasil  tem potencial para gerar entre 1,6 e 1,8 bilhões de reais por ano”. O setor que pode se tornar uma grande potência econômica no país, gerando empregos, valorizando culturas locais e contribuindo na conservação da natureza se encontra no momento ideal para ser incentivado.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade