img

Florianópolis, 30/04/2024




VARIEDADES

Lendas do Cartum, Paulo e Chico Caruso, são atrações do 4º Circuito Catarinense de Quadrinhos

Publicado em 21/02/2022


Foto: Eduardo Duks
Lendas do Cartum, Paulo e Chico Caruso, são atrações do 4º Circuito Catarinense de Quadrinhos



Um dos principais projetos de entretenimento e cultura geek de Santa Catarina será realizado de 18 a 20 de março em Florianópolis. O evento é gratuito

Reconhecidos pelas caricaturas, charges e registros irônicos da história e da política brasileira, Paulo e Chico Caruso estão entre os artistas convidados para a quarta edição do CCQ - Circuito Catarinense de Quadrinhos. O festival será nos dias 18, 19 e 20 de março no Boulevard 14/32 da Floripa Airport, em Florianópolis. Toda a programação é gratuita.   

Embora sejam irmãos gêmeos e tenham seguido a mesma profissão, Paulo e Chico, atualmente com 72 anos, não atuam juntos e seus trabalhos têm linguagens distintas.

Enquanto a obra de Paulo é referenciada pelas caricaturas e pela narrativa em quadrinhos, Chico dedica-se principalmente à charge. Durante o Circuito Catarinense de Quadrinhos, eles participam de uma conversa sobre suas trajetórias dos artistas.

Como caricaturista, ilustrador, chargista e músico, Paulo fez história ao lado de Millôr Fernandes, Jaguar e Ziraldo nos tempos de O Pasquim. Ele segue atuante — semanalmente, faz desenhos ao vivo dos temas e dos convidados do programa Roda Viva, da TV Cultura. Além das caricaturas, ele é uma referência em história em quadrinhos no Brasil.

Já Chico Caruso é um dos mais populares caricaturistas políticos dos últimos 30 anos. Começou a trabalhar como cartunista em 1968, no jornal Folha da Tarde, com um início de sua trajetória profundamente marcado pela Ditadura Militar. Há 30 anos publica diariamente charges no jornal O Globo. Segundo críticos, suas charges formam uma crônica inspirada na história política recente do Brasil. Assim como o irmão, Chico é também músico. Em 1985, os dois formaram uma banda junto com o escritor Luis Fernando Veríssimo.

 

Festival gratuito na Capital

O Circuito Catarinense de Quadrinhos é um dos mais importantes projetos de arte e cultura geek de Santa Catarina. A quarta edição é aguardada pelos fãs de HQs, passados dois anos de espera em razão da pandemia. Dentre as novidades deste ano está o local: o Boulevard 14/32 da Floripa Airport, em Florianópolis.

O CCQ nasceu com o propósito de conectar fãs, artistas e indústria e apresentar ao público de todos os gostos e idades o melhor em HQs, arte, entretenimento e games. Em 2022 a programação será concentrada em 3 dias, totalmente gratuita: painéis, conversas com artistas, workshops, exposições, live art, o famoso Artists Alley e concurso de cosplay, entre outras atividades. 

 

Agende-se

CCQ - Circuito Catarinense de Quadrinhos 2022
18 a 20 de março de 2022
Boulevard 14/32, na Floripa Airport, em Florianópolis

 



Lendas do Cartum, Paulo e Chico Caruso, são atrações do 4º Circuito Catarinense de Quadrinhos

Paulo e Chico Caruso



Lendas do Cartum, Paulo e Chico Caruso, são atrações do 4º Circuito Catarinense de Quadrinhos

Pauloo Caruso









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade