img

REGIONAL

Fraiburgo dará início a colheita da Maçã

Publicado em 03/12/2021

Foto: Divulgação
Fraiburgo dará início a colheita da Maçã

A colheita da maçã é uma das principais atrações turísticas de Fraiburgo


Começa neste mês de dezembro uma das principais atrações turísticas de Fraiburgo. Com duração de cinco meses, a colheita da maçã atraí 10 mil pessoas e aumenta em mais de 50% a movimentação da economia local


Conhecida como a Terra da Maçã, a cidade de Fraiburgo, localizada no Vale dos Imigrantes, está pronta para receber os turistas que, anualmente, são atraídos para a região em busca de conhecer e presenciar a famosa colheita da maçã – responsável por 40% das atividades econômicas do município. 

A abertura será no dia 20 de dezembro e se estenderá até 10 de abril de 2022 (pode sofrer alterações de acordo com as condições da natureza).

De acordo com a diretora de turismo de Fraiburgo, Natália Latrechia, aproximadamente 10 mil pessoas vão ao município para participar da colheita e ter a oportunidade de comer uma fruta diretamente do pé. 

“A maçã é um importante estímulo para o nosso turismo; atraímos pessoas do Nordeste, Sudeste e Sul do país. São cinco meses em que nossa economia é potencializada em mais de 50% por mês, com um consumo expressivo dos setores de hotelaria, restaurantes, postos de combustíveis, artesanato e lojas em geral”, destacou NatáliaEntre os gastos no setor de turismo, representam: alimentação (70,49%), hospedagem (18,40%) e transporte, agências de viagens e outros (11,11%). 

Da colheita da maçã para tantos outros passeios 

Visitar Fraiburgo é uma experiência peculiar e fascinante. Apesar da colheita da maçã ser a atração principal, existe um roteiro com tantas outras opções de entretenimento, que mesclam história, gastronomia e diversão. 

Além dos passeios pelos pomares de maçã, o turista pode visitar as cidades da Rota da Amizade (Fraiburgo, Videira, Treze Tílias, Arroio Trinta, Iomere e Joaçaba).

Ainda tem a Floresta René Frey, Santuário Nossa Senhora de Fátima, Lago das Araucárias, Cervejaria Holzbier e diversos outros pontos turísticos. 

Dados 

De acordo com o diretor executivo da ABPM – Associação Brasileira de Produtores de Maçã – Moises Lopes de Albuquerque, a safra 2020/21 colhida no estado de Santa Catarina foi de 620 mil toneladas de maçãs.

Os pomares estão concentrados na Serra Catarinense e no Vale dos Imigrantes – este último beneficiará até o final deste ano, cerca de 240 mil toneladas de maçãs (gala e fuji), sendo metade deste volume oriundo de pomares da própria região.

Dentre os principais produtores e embaladores de maçãs de Santa Catarina estão São Joaquim, Fraiburgo, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, Painel, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Videira, Lebon Régis, Monte Carlo e Santa Cecília. 

Entre 5% e 10% deste volume é exportado para diversos países, especialmente, Bangladesh, Índia, Rússia e países da União Europeia. O Brasil inteiro recebe as maçãs de Fraiburgo comercializadas in natura (entre 70% e 75% da produção). Os outros 20% vão para a indústria nacional, visando a fabricação de sucos, desidratados, geleias e outros.


Foto: Rafael Schweitzer
Fraiburgo dará início a colheita da Maçã

A cidade recebe aproximadamente 10 mil pessoas a cada temporada da colheita





Prefeitura de Palhoça lança pacote de obras de reurbanização no Frei Damião

20/05 | Cidades
Evento de lançamento será marcado por várias atrações neste sábado (21), no parque do bairro

Polícia Militar encontra local destinado ao refino de cocaína em Itajaí

20/05 | Policia
Na madrugada desta sexta-feira, 20, por volta da 1h, a Polícia Militar de Santa Catarina localizou um local que era destinado ao refino de cocaína para a prática do crime de tráfico de drogas. O fato foi registrado na cidade de Itajaí.

Polícia Civil e Polícia Federal realizam fiscalização no Aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis

20/05 | Policia
Nesta sexta-feira (20), policiais civis e federais realizaram uma ação de inspeção de bagagens no novo Terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis.

Presidente Jair Bolsonaro se encontra com empresário Elon Musk em São Paulo

20/05 | Brasil
O presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou hoje (20) com o empresário Elon Musk, dono da Tesla e da Starlink, no interior de São Paulo. No encontro, eles conversaram sobre uma parceria do governo brasileiro com a empresa de conectividade sub-orbital Starlink.

Entrevista com Phil Palmer do Dire Straits Legacy que se apresentam neste sábado em Florianópolis

20/05 | Variedades
Uma das maiores bandas de rock de todos os tempos aterrissa em Florianópolis para manter viva a memória de canções atemporais, como "Romeo and Juliet", "Sultans of Swing","Money for Nothing","Tunnel of Love","Walk of Life", "When It Comes to You", "You and Your Friend", "On Every Street", do primeiro álbum Wild West End, e muitos outros hits.

Mais de 80 empresas do Brasil estarão na Feira de Negócios do Empreende Brazil Conference

20/05 | Marketing
Além de 100 palestras simultâneas, com 6 mil participantes, evento oferece oportunidade única para captação de vendas, geração de leads, posicionamento de marca e networking

Rio Vermelho recebe primeira Remada Pelas Águas do Planeta

20/05 | Comunidade
O bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, recebe neste domingo (22) a 1ª Remada Pelas Águas do Planeta, realizada pela Eco Paerve

Aplicativo criado por startup de Florianópolis democratiza o acesso à saúde

20/05 | Tecnologia
App SARAR disponibiliza descontos de até 70% na rede particular, sem o paciente precisar pagar mensalidade e de forma 100% digital

Evento de empreendedorismo em Florianópolis reúne empresários e influenciadores em palestras e workshops

20/05 | Marketing
Apresentado pela Zoho, Empreende Brazil vai reunir grandes nomes do empreendedorismo brasileiro para um dia de muito networking

Como uma organização sem fins lucrativos pode aceitar Bitcoin

20/05 | Tecnologia
Bitcoin está se tornando cada vez mais a moeda preferida pelas organizações de solidariedade para coletar fundos de doadores. Veja aqui como aceitar doações de Bitcoin.

Curta o Parque: teatro, artes visuais, walking tour e meditação no Parque da Luz no domingo (22/5)

20/05 | Diversao
No domingo, dia 22 de maio, vai ter Curta o Parque no Parque da Luz, depois de um intervalo de dois anos por conta da pandemia. A programação da segunda edição do evento tem teatro, artes visuais, meditação, dança circular e tour pela área verde no coração da cidade, entre outras atividades. A partir das 14h30, tudo gratuito.

Grave acidente de trânsito na Avenida Beira-mar em Florianópolis é causado por racha

20/05 | Geral
Na noite desta quinta-feira, 19 de maio de 2022, às 23:50h, o CBMSC foi acionado para um acidente de trânsito com duas vítimas graves, na Avenida Beira-mar em Florianópolis


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade