img

CULTURA

Exposição celebra vida e obra do escritor Manoel Carlos Karam na Biblioteca Pública de SC

Publicado em 20/10/2021

Foto: Gloria Flügel / Divulgação
Exposição celebra vida e obra do escritor Manoel Carlos Karam na Biblioteca Pública de SC

Depois de passar por Rio do Sul, terra natal do escritor, chega a Florianópolis a OK - Ocupação Karam, que retrata a vida e a obra de Manoel Carlos Karam (1947- 2007).


A exposição com objetos pessoais, primeiras edições de seus livros, originais e instalações literárias pensadas a partir da obra do autor fica aberta à visitação de 5 a 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no hall de entrada da Biblioteca Pública de Santa Catarina.

O acesso do público é livre, respeitando o limite de visitantes do espaço de acordo com os protocolos municipais e o decreto estadual em vigor.

Manoel Carlos Karam empresta seu nome para uma casa de leitura, uma praça de alimentação no Mercado Público e um prêmio literário.

Tem também grande espaço nas livrarias, na imprensa, além de ciclos de leitura ao redor do seu nome. Mas tudo isso no Paraná, onde viveu grande parte de sua vida.

Em Santa Catarina seu nome circula de maneira tímida, somente nos círculos literários mais antenados.

A exposição quer corrigir essa injustiça, apresentando aos leitores catarinenses toda a irreverência do romancista, contista e dramaturgo que nasceu em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, em 1947, mas que foi estudar em Curitiba (PR) nos idos de 1966 e por lá ficou.

Com curadoria do escritor e editor Carlos Henrique Schroeder, expografia de Cristina Pretti, ilustrações do desenhista Guilherme Karsten, produção executiva do escritor e editor João Chiodini e participações especiais do músico Bruno Karam (filho de Karam com Roxane Bocchino), da jornalista Katia Kertzmann (viúva e companheira por 20 anos do autor) e da atriz Michelle Pucci (pesquisadora da dramaturgia de Karam), a Ocupação coloca a vida e a obra do autor em perspectiva, mostrando a radicalidade de um artista que fez da ironia a sua grande força (de pensamento e encantamento).

Karam escreveu dezenas de peças, e dirigiu algumas marcantes, como “O avião parte às 5”, “Urubu”, “Esquina de 7 de setembro com 31 de março” e “Doce Primavera”, que estrearam nos palcos curitibanos.

Esteve, na década de 1970, à frente do Grupo Margem e a partir dos anos 1980 dedicou-se aos livros, inclusive vencendo o Prêmio Cruz e Sousa de Literatura, em 1995, com a obra “Cebola”.

Também destacam-se os romances “Encrenca”, “Fontes murmurantes” e “Sujeito oculto”, e as coletâneas de narrativas breves “Pescoço ladeado por parafusos” e “Comendo bolacha maria no dia de São Nunca”.

Depois de Florianópolis, a exposição irá para o Centro Cultural de Jaraguá do Sul, de 2 a 12 de dezembro, durante a 14ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul, das 9h às 21h de segunda a sexta-feira; e das 10 às 18h aos sábados e domingos. 

OK- Ocupação Karam é uma realização da Design Produções, por meio do Edital Elisabete Anderle 2019 da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina, e conta com apoio da Fundação Cultural de Rio do Sul, da Biblioteca Pública de Santa Catarina e da 14ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul.





Santa Catarina divulga atualização do Boletim Epidemiológico da Covid19

21/01 | Geral
Desde o início da pandemia, 20.338 óbitos foram causados pelo coronavírus. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,51%.

Confira a previsão do tempo neste fim de semana em Santa Catarina

21/01 | Geral
Atenção: no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste permanece a temperatura alta e o predomínio de tempo seco na maior parte dos dias, com condição apenas de pancadas de chuva de verão, ocorrendo de forma bem isolada e concentrada no período da tarde.

Dibea suspende resgate e acolhimento de animais em Florianópolis

21/01 | Comunidade
Abrigo da Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis está superlotado; O Hospital Veterinário licitado também não tem mais vagas para atender animais resgatados pela Dibea.

Estiagem avança no Oeste e área central de Santa Catarina, revela Monitor de Secas

21/01 | Geral
O mapa do monitoramento referente a dezembro foi divulgado na última quarta-feira, 19.

Banco Central relata vazamento de dados de 160 mil chaves do Pix em banco

21/01 | Economia
Foram vazados dados cadastrais da Acesso Pagamentos

Pesquisa de balneabilidade aponta 65,3% dos pontos analisados próprios para banho em SC

21/01 | Geral
Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 60 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 69,0 %

Confira os pontos de testagem contra Covid-19 neste fim de semana em Florianópolis

21/01 | Saude
Nesta sexta-feira, 21, a Prefeitura de Florianópolis divulgou os pontos de testagem contra Covid-19 para o fim de semana, sábado, 21 de janeiro e domingo, 22 de janeiro. Confira:

Nutricionista orienta sobre alimentação e hidratação durante o calor intenso

21/01 | Variedades
Consumo de água, frutas e verduras que ajudam na hidratação e reposição de eletrólitos é a recomendação de especialista para quem vai curtir a estação em sua plenitude

Curso baseado na obra de Brené Brown foca na saúde mental e soft skills para formar uma nova geração de líderes

21/01 | Marketing
Mentoria Liderança com Ousadia, online e ao vivo, chega à sua sétima edição com o objetivo de apoiar líderes nos desafios diários dessa posição por meio de ferramentas e habilidades consideradas essenciais segundo o Fórum Econômico Mundial

Sesc SC divulga regulamento para inscrições de projetos artísticos catarinenses

21/01 | Cultura
Artistas, produtores culturais e arte-educadores interessados em fazer parte da programação cultural do Sesc em 2022 podem inscrever proposta de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura, música, oficinas, mediações, interpretação em Libras e audiodescrição.

CoronaVac é incluída no plano de vacinação para crianças e jovens de 6 a 17 anos

21/01 | Saude
A pasta abriu negociações com o Instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante, para a aquisição de doses.

Homem suspeito de roubo a banco em SC é preso no Rio Grande do Sul

21/01 | Policia
Crime aconteceu no dia 26 de outubro de 2021 em Itajaí.

Publicidade