img

Florianópolis, 26/04/2024




SAUDE

Psoríase: especialista explica o que é e como a doença se manifesta

Publicado em 15/10/2021


Fotos: Divulgação All Press
Psoríase: especialista explica o que é e como a doença se manifesta

A psoríase se manifesta na maioria das vezes como placas eritematosas descamativas.




Estima-se que a doença atinja mais de 125 milhões de pessoas no mundo e mais de cinco milhões apenas no Brasil

A psoríase é uma doença inflamatória, crônica, imunomediada, de base genética, que pode atingir a pele, as articulações ou as unhas.

De acordo com dados da ONG Psoríase Brasil, a doença acomete mais de cinco milhões de brasileiros, sendo mais comum após os 50 anos. No entanto, o mal pode aparecer em outras fases da vida. 

Desde 2016 que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), elabora ações anuais, sempre no mês de outubro, que visam esclarecer dúvidas acerca da doença e combater o preconceito.

Professora de medicina do Idomed Jaraguá do Sul, a dermatologista Dra. Fabíola Anders explica que a psoríase tem natureza multifatorial e aparece de diversas formas, sendo a mais comum a conhecida como Psoríase Vulgar.

“Ela forma placas secas avermelhadas com escamas prateadas ou esbranquiçadas. Elas têm diversos tamanhos e apresentações clínicas de acordo com a localização na pele, couro cabeludo ou unhas.”

A professora diz que não existe uma causa exata para a doença. “Geralmente, na medicina, quando não se sabe a causa exata de uma doença não se pode falar em cura. Mas podemos falar em controle. A Psoríase pode ser controlada com tratamentos que melhoram a qualidade de vida do paciente”.

“Essa é uma doença que tem gatilhos, ela tem fatores que funcionam como desencadeantes ou agravantes. Existem fatores locais como traumas, queimaduras, infecções, o uso de cigarros e álcool, além de alguns medicamentos que podem agravar ou desencadear a doença como anti-inflamatórios, beta bloqueadores, corticoide sistêmico, além é claro, além é claro dos fatores psicológicos como depressão e ansiedade” diz a professora.

A dermatologista ressalta ainda que a psoríase não é contagiosa. “Acredito que o que mais interfere na qualidade de vida dos pacientes com a doença é o preconceito, o estigma. Ela causa um desconforto estético muito grande. Cabe ao médico orientar o paciente e oferecer um tratamento adequado para que a pessoa possa ter uma melhor qualidade de vida”.

 

 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade