img

Florianópolis, 27/04/2024




GERAL

Golfinho é encontrado encalhado e morto na Praia da Joaquina, em Florianópolis

Publicado em 22/09/2021


Foto: Lucas Pedroso/R3 Animal
Golfinho é encontrado encalhado e morto na Praia da Joaquina, em Florianópolis

O animal era uma fêmea, media 2,65 metros de comprimento e pesava 232,5 quilos, apresentava marcas de interação com outros animais. 




O exame necroscópico indicou que a morte do animal pode ter sido provocada por um forte impacto na cabeça. 

Um golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) encalhou morto na Praia da Joaquina, no início da manhã desta quarta-feira, 22. O mamífero marinho foi encontrado por uma das equipes da R3 Animal de monitoramento diário, formada pela técnica Ingridy Severino e o monitor Lucas Pedroso.

O mamífero marinho foi levado para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal). O animal era uma fêmea, media 2,65 metros de comprimento e pesava 232,5 quilos, apresentava marcas de interação com outros animais. 

Durante a necropsia, foi possível constatar que o golfinho estava com bom escore corporal e que se alimentava bem antes da morte, pois foram encontrados vários peixes no conteúdo estomacal. 

O que chamou a atenção foi um grande hematoma na região muscular pericranial (que reveste o crânio) e uma congestão encefálica.

“Sugere-se que o animal veio a óbito em decorrência do trauma no sistema nervoso central causado por um forte impacto”, explica a médica veterinária Janaina Rocha Lorenço. 

Tanto o resgate como a necropsia foram realizados por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado pela R3 Animal em Florianópolis. 

Sobre a espécie

Tursiops truncatus é a espécie de golfinho mais conhecida e é bastante comum na nossa região. O cetáceo vive em águas tropicais e temperadas de todo o planeta.

Seu rostro (bico) é curto e grosso, o que lhe dá o nome popular de “nariz de garrafa”. Também é conhecido como boto-da-tainha. 

Pode atingir entre 2,5 a 3,5 metros de comprimento e pesar entre 200 a 500 quilos. Alimenta-se de peixes, polvos e crustáceos. Uma das principais causas de morte é a interação com atividades humanas, como por exemplo: a pesca incidental (bycatch), a degradação do habitat e a poluição. 

Diariamente, equipes monitoram as praias entre a Praia da Solidão e a Brava em busca de animais marinhos mortos ou debilitados, exceto a Lagoinha do Leste, monitorada a pé semanalmente. As outras praias da Ilha são atendidas via acionamento pelo telefone 0800 642 3341, das 7h às 17h. 

 


Fotos: R3 Animal
Golfinho é encontrado encalhado e morto na Praia da Joaquina, em Florianópolis




Golfinho é encontrado encalhado e morto na Praia da Joaquina, em Florianópolis










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade