img

Florianópolis, 27/04/2024




ARTIGOS

A influência da liberdade de expressão na democracia

Publicado em 20/09/2021


A influência da liberdade de expressão na democracia



Diante da atual conjuntura política que atravessamos, em especial a que se refere à democracia, somos conduzidos a nos questionar qual a importância da liberdade de expressão para o exercício da cidadania? Mas afinal de contas, o que vem a ser liberdade de expressão?

Com a explícita polarização ideológica que atravessamos em nosso país, quando o assunto é liberdades civis, essa trama tem-se revelado em diversos “tons de cinza”, onde a difícil assimilação por um conceito único tem-nos levado a discussões e ao desgaste social. Se voltarmos um pouco na história, a democracia e a liberdade de expressão começaram a criar musculatura na Revolução Francesa com os ideais iluministas que entendiam que não havia mais espaço para regimes totalitários sustentando como lema a liberdade, igualdade e a fraternidade entre todos.

No entanto, essa liberdade e igualdade e valores de humanismo excluíam da representatividade global as mulheres e os negros que ainda eram escravizados. Pura demagogia registrada na história. E para compreendermos um pouco mais esse atraso sócio cultural, aqui no Brasil, até o ano de 1985 as mulheres eram vistas apenas como uma figura materna e as políticas públicas possuíam foco apenas na amamentação.

Foi através da luta pela liberdade de expressão e da articulação liderada por movimentos feministas que as mulheres conquistaram mais direitos e a participação político social. Ainda que não seja um sistema perfeito e também muito criticado, a democracia vem se solidificado e evoluindo durante os anos, pois ainda é a única ordenação que nos permite pelejar através da liberdade de expressão a consumação de uma sociedade mais justa e menos desigualitária.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade