Publicado em 20/08/2021
Alessandra Maria dos Santos, 38 anos, indÃgena - Natural de Pernambuco e pertencente à tribo pankararu, é moradora do bairro Tapera. Trabalha como faxineira e babá, tem três filhos e um neto. Por meio de uma foto feita por uma fotógrafa profissional, foi parar nas redes sociais e chamou a atenção da Gas Models Floripa. O primeiro trabalho seria em São Paulo, para a Sephora, marca francesa de produtos de beleza. Mas devido à pandemia, a campanha foi temporariamente adiada.
A agência Gas Models Floripa, recém-inaugurada em Florianópolis, no Multi Open Shopping (Sul da Ilha), vem chamando a atenção pela diversidade dos profissionais que trabalha. Além dos modelos tradicionais, atua com perfis fora dos padrões usuais de beleza do mercado da moda e publicidade - dentro desta tendência de maior inclusão. O casting da agência possui 300 nomes, sendo 15 dentro do conceito de diversidade.
Entre eles estão: portadores de cicatrizes, doenças ou deficiências, como cego, cadeirante, com próteses, vitiligo, entre outros. Há também profissionais trans, plus, sênior e de diversas etnias (indígenas, asiáticos, afrodescendentes) – tudo em sintonia com as tendências atuais do mercado.
A Gas Models Floripa - que está entre as três maiores agências do Sul do país - também atua com modelos comerciais e fashion: prepara e faz o encaminhamento para o mercado. Inclusive viabiliza seletivas com agentes internacionais na sede da própria empresa. Assim, não é mais necessário que os candidatos viajem para outros estados para participar.
A agência é fruto da fusão da AD Models (da Capital) e Gas Models (Joinville), respectivamente dos empresários Andrea Damiani e Dangelo Peixer, que seguem em busca constante por modelos com os mais diversos perfis.
“As marcas estão cada vez mais priorizando pessoas reais, que não estão necessariamente dentro do padrão de beleza do setor, mas que têm personalidade, atitude, história e representam a diversidade do Brasil”, afirma Andrea.
Segundo Dangelo, a abertura do mercado nesse sentido iniciou há cerca de 15 anos com o plus size e hoje se estendeu para outros tipos de beleza. “O mercado publicitário brasileiro mudou bastante. É muito moderno e suscetível a renovações e gosta da beleza diferente. E isso acabou influenciando o setor de moda. É algo que começou e não terá mais fim”, afirma.
Já na área de modelos fashion e comerciais, o casting da agência conta com profissionais que fazem sucesso no Brasil e no exterior e já estamparam campanhas de importantes marcas. Entre eles estão Giulia Dias, Angélica Erthal, Stefani Brietzig e Diego Miguel (que já foi considerado um dos 50 modelos mais sexys do mundo), entre muitos outros.
Derek Rabel, 29 anos, cego - Morador do Campeche, é palestrante, escritor, surfista de grandes ondas e participa de um programa no Canal Off. |
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