img


Florianópolis, 25 de novembro de 2024



TECNOLOGIA

Cabo submarino que liga o Brasil à Europa é oficialmente ativado

Publicado em 02/06/2021


Fotos: Divulgação Ministério das Comunicações
Cabo submarino que liga o Brasil à Europa é oficialmente ativado

Conduzido pela EllaLink, com apoio do governo brasileiro, o projeto conta com infraestrutura de 6,2 mil quilômetros de fibra ótica.




Infraestrutura dará suporte à tecnologia 5G e vai contribuir com o avanço em pesquisas científicas, com a qualidade dos serviços de streaming e vai deixar os jogos online muito mais dinâmicos

O Brasil e os países do continente europeu iniciam uma nova etapa na era da conectividade. O cabo submarino que liga Fortaleza, no Ceará, à cidade de Sines, em Portugal, foi oficialmente ativado nesta terça-feira (1), durante o Leading The Digital Decade, encontro focado em debates sobre o futuro digital da Europa.

O cabo permite o tráfego de dados, ou a troca de informações por meio da internet, a uma velocidade de 100 terabits por segundo (Tbps), com tempo de resposta na transmissão de 60 milissegundos.

Essa viagem de ida e volta é dezenas de vezes mais veloz do que um piscar de olhos. A capacidade da nova tecnologia de conexão é nada menos que 7 mil vezes maior que a atual. Sem contar que hoje, o Brasil tem cabo destinado apenas para tráfego de voz.

Para o secretário executivo do Ministério das Comunicações (MCom), Vitor Menezes, esse é um momento histórico. “O Brasil é um dos grandes hubs da América Latina de cabo submarinos e o EllaLink é o primeiro cabo de dados que liga o Brasil diretamente à Europa”, pontua.

Menezes ainda ressalta que a nova rede de fibra ótica irá impulsionar o setor de telecomunicações, especialmente diante da chegada da tecnologia de quinta geração. “Com o 5G, nós vamos ter muito mais necessidade de dados e ter um cabo que liga diretamente o Brasil à Europa será essencial para nós no futuro”.

Além do suporte à tecnologia 5G, com a infraestrutura ativada será possível garantir internet ultrarrápida, que vai contribuir com o avanço em pesquisas científicas, com a qualidade dos serviços de streaming e vai deixar os jogos online muito mais dinâmicos. Há também potencial para melhorar os negócios digitais e atrair investimentos.

Após ser “iluminado”, termo usado em referência à ativação do cabo, a conexão será expandida para estações nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Segue também para mais três países da América do Sul: a Guiana Francesa, a Argentina e o Chile. Na outra ponta, o cabo irá interligar Lisboa e Madri, na Espanha, além da cidade de Marselha, na França. Ainda há previsão de extensão da conexão para o continente africano.

 

 

 



Cabo submarino que liga o Brasil à Europa é oficialmente ativado

A cerimônia oficial de inauguração do cabo EllaLink fez parte da programação do Leading The Digital Decade, realizado em Portugal. O evento sobre o futuro digital na Europa é organizado pela Comissão Europeia e pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Nesta terça (1º) e quarta (2), foram realizados debates e lançamentos de projetos digitais.












Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade