img



ARTIGOS

Check-up e pandemia: a importância de manter os cuidados com a saúde

Publicado em 13/04/2021


Foto: Arquivo Pessoal
Check-up e pandemia: a importância de manter os cuidados com a saúde

Asdrubal César da Cunha Russo, médico especialista em Medicina de Família e cooperado da Unimed Chapecó




O medo do contágio pela covid-19 mudou drasticamente a rotina das pessoas. Nunca se falou tanto sobre os cuidados com a saúde física e mental ou imunidade. Por outro lado, na prática, o que se observa é uma outra realidade.  

Segundo dados das empresas associadas à Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), houve uma queda de 46,4% na quantidade de mamografias realizadas no Brasil, nos meses de março a agosto de 2020, comparado ao mesmo período do ano anterior.

O cenário do Sistema Único de Saúde (SUS) é igualmente preocupante. Na rede pública, a queda foi de 27%, entre janeiro e junho de 2019 foram realizados 180.093 exames na rede pública. No mesmo período de 2020, a quantidade de exames caiu para 131.617, segundo a Abramed.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), com 1.400 mulheres.

A principal justificativa das entrevistadas é o medo de contrair covid-19. E mais, 73% delas, presentes no grupo de risco, afirmaram que estão esperando a pandemia passar para retomar suas consultas e exames de rotina.

Um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mostrou que houve um aumento de 31,8% de óbitos em domicílio por doenças cardiovasculares, incluindo Acidente Vascular Cerebral (AVC), no período de março a junho de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Os números representam apenas uma parte do impacto da pandemia na medicina diagnóstica do País. O setor previa a realização de mais de 480 milhões de exames no primeiro semestre de 2020 e foram realizados 353 milhões. Uma queda de mais de 36%, de acordo com a Abramed.

 

COMO A TELEMEDICINA PODE AJUDAR?

Embora hospitais, clínicas e laboratórios tenham adotado uma série de medidas de segurança para conter a contaminação pela covid-19, é compreensível que algumas pessoas ainda não se sintam confortáveis em frequentar estes ambientes.

Uma boa alternativa, é procurar ajuda por meio da telemedicina. Em abril de 2020, foi sancionada a lei nº 13.989/20, que permite o uso de telemedicina no Brasil, pelo menos durante a pandemia. Ela tem se mostrado eficaz para que as pessoas mantenham suas rotinas de consultas e exames.

Com ajuda da tecnologia e dos cuidados necessários, é possível sim manter sua saúde em dia, mesmo em tempos de pandemia. Por meio de uma consulta on-line e horário agendado em laboratórios e clínicas de diagnóstico por imagem, você pode fazer um check-up de qualidade, visitando apenas um ou dois lugares e sem aglomeração.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade