img



ARTIGOS

Melhores Dicas para Alunos - Como fazer Trabalhos e um bom TCC?

Publicado em 01/04/2021


Melhores Dicas para Alunos - Como fazer Trabalhos e um bom TCC?



Imagine esta cena: você está sentado em frente ao computador, com uma folha do Word em branco para começar a escrever sua tese e não sabe por onde começar.

Embora pareça que essas dicas valem apenas para uma ou outra carreira, na verdade são úteis para profissionais de qualquer área que queiram fazer seu trabalho de graduação, pois explica como fazê-lo de forma ordenada. Você pode até achar que a solução é comprar artigo científico, mas calma, leia esse texto antes para ver se você não é capaz de fazê-lo por si só.

A elaboração de uma tese é uma experiência de aprendizagem e um aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na fase de formação universitária. Seu desenvolvimento é muito importante, pois é um requisito para a graduação, e não importa se você tem ou não internet, vão querer que você saiba direitinho sobre tudo isso que vamos falar por aqui.

A tese é um trabalho de pesquisa sobre um tema que chama sua atenção. Uma das principais dicas é explicar detalhadamente o trabalho realizado e escrever de forma clara e cronológica para que o leitor entenda o que você quer dizer. Aqui estão algumas dicas de como fazer um trabalho ou artigo passo a passo:

1. Use comunicação linear:

O texto da tese deve seguir uma linha cronológica, dependendo de como a pesquisa foi realizada, ou seja, a metodologia não pode ser colocada antes do estado da arte ou da revisão da literatura, uma vez que a teoria anterior sobre o problema deve ser estudada primeiro. Você tem que colocar informações que contribuam para os objetivos definidos na tese.

Essa linearidade facilita a escrita e a leitura e deve seguir esta ordem: introdução, estado da arte ou revisão da literatura, metodologia, resultados, discussão, conclusões e referências.

2. Pratique o "Método Sanduíche":

É um complemento à comunicação linear que permite escrever um texto que oriente o leitor a uma melhor compreensão da tese. Este método tem três elementos: primeira introdução (pão superior), segundo desenvolvimento (recheio) e, finalmente, conclusão (pão inferior). Em um sanduíche, os pães, embora tenham a mesma composição, estão localizados de forma diferente. O mesmo acontece com a introdução e a conclusão onde as informações são semelhantes, mas estão organizadas de forma diferente.

Este método, além da estrutura da tese, pode ser utilizado na redação de textos resumidos ou na estrutura de um capítulo.

3. Estrutura do parágrafo:

A tese é um agrupamento de capítulos distribuídos linearmente. São formados pela união de parágrafos entrelaçados de forma coerente e os parágrafos são compostos pela associação de frases, que devem ser curtas e significativas. Cada parágrafo deve falar sobre uma única ideia, ou seja, deve ter uma ideia principal e outras que a apóiem.

Para unir os parágrafos é aconselhável utilizar conectores como: também, além disso, por este motivo, portanto, bem como, acima de tudo, certamente, por outro lado, finalmente, etc.

4. Evite erros comuns de escrita:

Evite erros comuns na escrita de parágrafos, como usar linguagem coloquial e escrever na primeira pessoa, o que prejudica o conteúdo da tese.

No caso de não saber escrever uma palavra, é melhor procurar em dicionários físicos ou digitais. Outra sugestão é que os capítulos tenham o mesmo tempo de leitura, ou seja, independente do número de páginas, os capítulos devem ter o mesmo tempo de leitura para serem mais consistentes.

5. Processo de Revisão:

Todo documento deve passar por diversos processos de edição próprios e aqueles propostos pelos tutores de tese. Isso, desde o primeiro rascunho até sua versão final. Para isso, os possíveis capítulos que a tese terá devem ser definidos de acordo com a linearidade que se busca.

Em seguida, tente escrever tudo o que sabe sobre o assunto. Deixe o resumo, resumo, introdução e conclusões para o final da redação. Uma dica é reler, corrigir, apagar e trocar as palavras até chegar ao objetivo desejado.

6. Preparação do resumo:

É um dos primeiros elementos que os leitores revisam por conter informações gerais sobre o assunto, ou seja, uma breve descrição do conteúdo da tese. Por isso, deve ser redigido sem citações bibliográficas, com linguagem clara e concisa que dê uma ideia geral do assunto.

Recomenda-se que as frases do resumo sejam compostas por sujeito + verbo + complemento. A estrutura que deve ser seguida é Contexto e Estado da Arte, Problema, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusões. Deve ter aproximadamente 250 palavras.

7. Introdução:

Deve ser curto: duas a quatro páginas para o leitor se aprofundar no assunto e persuadi-lo a ler o restante dos capítulos. Deve conter a definição do problema, hipóteses, objetivos, metodologia de pesquisa e escopo do trabalho.

Os tempos verbais devem localizar o momento em que os fatos da investigação acontecem, aconteceram ou vão acontecer. É necessário explicar em detalhes como foi feito para resolver o problema e como o texto está organizado.

8. Revisão da bibliografia:

Nesta parte você deve incluir todas as pesquisas anteriores sobre o assunto. No caso de tese de Engenharia, deve-se especificar o tipo de equipamento ou método utilizado e estabelecer um quadro bibliográfico sobre o que foi feito até o momento sobre o problema. Deve ser escrito ordenadamente e você deve tomar cuidado para não confundir uma citação com plágio.

As citações a serem utilizadas neste capítulo devem estar de acordo com as Normas ABNT, 'formato utilizado para a preparação e apresentação de trabalhos científicos escritos' da mesma forma que para a introdução de tabelas e figuras.

9. Métodos:

O método da tese depende do tipo de pesquisa a ser realizada, portanto, deve ser detalhado para que o leitor possa verificar a pesquisa.

Os métodos utilizados definem variáveis, tamanho da amostra, trabalho de campo, equipamentos utilizados, coleta e processamento de dados. Todas essas informações devem ser claras e detalhadas e utilizar a comunicação linear para definir os processos seguidos na obtenção dos resultados.

10. Resultados, discussão, conclusões e recomendações:

Esta parte final pode ter a mesma organização dos capítulos anteriores. Em relação à discussão dos resultados, o resultado específico deve ser apresentado e contrastado, identificando suas limitações. Isso mostra ao leitor que uma revisão completa foi feita.

As conclusões são apresentadas, primeiro, de acordo com o objetivo principal, depois com as hipóteses e por fim de acordo com cada objetivo específico, estabelecendo-se as limitações e contribuições.

Ao final do seu trabalho você sentirá uma grande alegria ao finalizá-lo e realizar o seu sonho de se formar como profissional. Com essas dicas, fazer sua tese será um trabalho simples!









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade