img

Florianópolis, 28/04/2024




ARTIGOS

Porque o futebol não pode parar?

Publicado em 11/03/2021


André Palma Ribeiro/Avaí FC
Porque o futebol não pode parar?



*Francisco José Battistotti - Presidente da Associação dos Clubes de Futebol Profissional de SC e da Associação Nacional dos Clubes de Futebol

Estamos vivendo novamente um debate sobre o cancelamento das competições oficiais do futebol, como se fôssemos responsáveis pela transmissão da Covid-19. Já provamos no ano passado que conseguimos manter a segurança de todos os profissionais que trabalham com o futebol graças aos rigorosos cuidados que implementamos, unindo as equipes médicas dos clubes com as autoridades da saúde. Só no Estadual da Série A do ano passado realizamos muito mais que mil testes nos jogadores, comissão técnica e demais colaboradores para detectar a presença do novo Coronavírus. Fizemos o que parecia impossível e retomamos o show do futebol, preservando, ao máximo, a integridade de todos.

A mesma preocupação continuou nos jogos do Campeonato Catarinense das séries B e C, e a Copa Santa Catarina de 2020, promovidos pela Federação Catarinense de Futebol. E estamos fazendo tudo novamente, na Série A deste ano.

Se no ano passado, fomos protagonistas do movimento pelo retorno dos Estaduais, este ano o movimento é nacional. Ontem, a Confederação Brasileira de Futebol se reuniu com a Associação Nacional dos Clubes de Futebol para debater a continuidade do futebol em todos os Estados. Por unanimidade, foi decidido que a bola deve continuar rolando no Brasil, mesmo em meio ao pior momento da pandemia da Covid-19 no país.

E porque decidimos isso?

São vários os motivos, mas destaco alguns que foram apresentados pela própria CBF:

1 - a disputa das competições de futebol estaduais e nacionais, sem a presença dos torcedores nos estádios, ocorre em um ambiente seguro e controlado, continuamente monitorado por meio de testes e inquéritos epidemiológicos, seguindo protocolos de segurança;

2 - em relação às competições nacionais, a CBF aplicou até este momento quase 90 mil testes, com taxa de positividade de apenas 2,2%, sendo que isolou e fez o tratamento adequado com essas pessoas;

3 - estudos científicos elaborados por médicos especialistas atestam que não houve contágio entre os jogadores durante as partidas, resultados comprovados a partir do monitoramento de jogos de 21 competições, 367 equipes, 2.423 jogos e 218 mil minutos de futebol;

4 – do ponto de vista econômico, a realização dos jogos e competições representa a quase totalidade dos recursos obtidos pelos clubes e, consequentemente, da manutenção dos empregos por eles gerados – cerca de 11.300 contratos profissionais ativos registrados na CBF.

Por tudo o que já fizemos, reforço que do ponto de vista do auxílio no enfrentamento à pandemia, o futebol sem público nos estádios e transmitido ao vivo em diversas plataformas oferece uma opção de entretenimento em casa, auxiliando as autoridades em suas campanhas para evitar aglomerações.

Ou seja, em vez de culpado, devemos defender a manutenção do futebol profissional, que neste período de pandemia está ajudando o país, trabalhando em harmonia com as orientações das autoridades sanitárias dos estados e cidades onde ocorrem as partidas.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade