img

BRASIL

Conta de energia elétrica ficará mais cara em dezembro

Publicado em 01/12/2020

Conta de energia elétrica ficará mais cara em dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reativou o sistema de bandeira tarifárias e definiu a bandeira vermelha patamar 2 para o mês de dezembro, a mais alta, com custo de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts hora consumidos.


Em maio deste ano, em razão da pandemia de covid-19, a Aneel havia decidido manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro deste ano. Entretanto, em reunião extraordinária ontem (30), a diretoria do órgão avaliou que a queda no nível de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas e a retomada do consumo de energia justificavam o aumento.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Segundo a Aneel, a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de apresentar um valor que já está na conta de energia, mas que geralmente passa despercebido.



Com informações de EBC/AGENCIA BRASIL







Inicio da vacinação contra a Covid19 em Santa Catariana começa nesta segunda-feira (18)

18/01 | Geral
O Governo do Estado realiza nesta segunda-feira, 18, ato que marca o início da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina.

Santa Catarina recebe 126 mil doses da vacina contra Covid-19 nesta segunda-feira

18/01 | Geral
A vacinação iniciará em Santa Catarina na tarde desta segunda-feira. As doses já saíram de São Paulo.

Festival Floripa Chess Open 2021 de xadrez inicia em Florianópolis

18/01 | Esportes
A atração principal do evento será o maior torneio de Xadrez Pensado do Brasil que começa nesta segunda-feira (18) com todas as medidas de segurança em relação à Covid-19 e premiação para a melhor cobertura jornalística

Ministério da Saúde começa processo para distribuir vacina contra Covid-19 pelo país

18/01 | Brasil
Estados receberão a partir desta segunda-feira (18) seis milhões de doses do imunizante; vacinação começa quarta, dia 20, às 10h

Ministério da Saúde confirma que vacinação contra covid-19 começa na quarta-feira

17/01 | Brasil
A vacinação contra a covid-19 começa na próxima quarta-feira (20), às 10h, em todo o país, para os grupos prioritários. O anúncio foi feito neste domingo (17), durante coletiva de imprensa.

Santa Catarina irá enviar doses em até 24 horas aos municípios catarinenses

17/01 | Geral
O governador Carlos Moisés reforçou na tarde desta sexta-feira, 15, que Santa Catarina está preparada para iniciar a imunização dos catarinenses contra a Covid-19 assim que receber as doses do Ministério da Saúde.