img

Florianópolis, 28/04/2024




ECONOMIA

Secretaria da Agricultura anuncia a liberação de todas as áreas de maricultura em Santa Catarina

Publicado em 20/11/2020


Secretaria da Agricultura anuncia a liberação de todas as áreas de maricultura em Santa Catarina

Está permitida a retirada e comercialização de ostras e mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia no litoral catarinense.




Nesta sexta-feira, 20, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anuncia a liberação de todas as áreas de cultivo de moluscos em Santa Catarina.

A liberação total acontece após três meses de consecutivas interdições devido à presença de toxina diarreica acima do limite permitido nos moluscos. “A maricultura de Santa Catarina passou por grandes desafios em 2020 e é importante destacar a parceria com a Cidasc na rápida identificação do problema e interdição, garantindo um produto de qualidade para os consumidores. Além disso, reforçamos as coletas para liberar as áreas o mais rápido possível, viabilizando o retorno das atividades da maricultura”, destaca o secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa.

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.

A Cidasc atua em parceria com a Seção Laboratorial Avançada de Santa Catarina (SLAV/SC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Itajaí. Santa Catarina é o maior produtor de moluscos do Brasil. São 565 maricultores distribuídos em 11 municípios e gerando cerca de 2 mil empregos diretos. Em 2017, a produção girou em torno de 13,7 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade